• Mundo

    Wednesday, 22-Nov-2017 07:11:51 BRST
    BBC

    Barco com imigrantes desembarca em praia cheia de turistas na Espanha

    DA BBC BRASIL

    11/08/2017 09h53

    Um grupo de imigrantes desembarcou na Espanha na quarta-feira (9) à tarde. O momento foi flagrado pelo banhista Jaime Moreno.

    Eles chegaram por um barco inflável à Playa dos Alemanes, na localidade de Zahara de los Antunes, uma popular área de veraneio próximo a Cadiz, no Sul do país.

    De acordo com a agência de notícias France Presse, nove dos cerca de 30 estrangeiros que desceram do bote de borracha foram encontrados pela polícia. Eram menores de idade e chegaram sem documentos de identificação, possivelmente do Marrocos.

    Eles serão encaminhados a centros de recepção onde poderão solicitar asilo formalmente.

    Segundo a Organização Internacional de Migração (OIM), da ONU, três vezes mais imigrantes chegaram à Espanha neste ano comparado ao mesmo período de 2016.

    Ao todo, 8.385 pessoas chegaram por mar até agora, número que pode ainda ultrapassar o da Grécia neste ano, que está em 11.713 pessoas.

    "É possível que a Espanha supere a Grécia este ano", afirmou Joel Millman, porta-voz da OIM.

    "Parte da mudança pode ocorrer pelo fato de a rota [da Espanha] ser considerada mais segura pelo Marrocos", acrescentou.

    Mas tanto Espanha como Grécia estão bem atrás da Itália, que neste ano já recebeu 96.861 imigrantes ilegais, segundo a OIM.

    A ONG Médicos Sem Fronteiras diz que os centros de recepção espanhóis estão lotados e não estão dando conta dos milhares de "recém-chegados desesperados".

    Jaime Moreno
    Imigrantes desembarcam em praia cheia de turistas na Espanha
    Imigrantes desembarcam em praia cheia de turistas na Espanha
    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2017