• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 05:20:08 -03

    Missa na Sagrada Família homenageia vítimas de ataques na Espanha

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    20/08/2017 09h42 - Atualizado às 10h01

    Centenas de pessoas participaram neste domingo (20) de uma missa na basílica Sagrada Família, em Barcelona, em homenagem às vítimas dos atentados na Espanha que deixaram 14 mortos na quinta (17).

    Autoridades da Espanha como o premiê Mariano Rajoy, o rei Filipe VI e a rainha Letizia participaram da cerimônia. A missa foi celebrada pelo arcebispo de Barcelona, o cardeal Joan Josep Omella. 

    "Nossa presença neste lugar sagrado é sinal de repulsa ao atentado", afirmou Omella.

    Uma multidão acompanhou a celebração também do lado de fora da Sagrada Família. Projetado pelo arquiteto Antoni Gaudí, o templo é dos cartões postais de Barcelona.

    Os cidadãos de Barcelona começam, aos poucos, a recuperar uma relativa normalidade, apesar do clima de luto. Na quinta, terroristas utilizaram veículos para atropelar vítimas em Barcelona e em Cambrils, a 117 km da capital catalã.

    INVESTIGAÇÕES

    Neste sábado (19), o governo espanhol afirmou que a célula terrorista responsável pelos ataques foi desmantelada. A polícia catalã, entretanto, não sabe se o motorista do veículo que matou 13 pessoas em Barcelona continua na Espanha ou fugiu para o exterior, de acordo com o chefe da força de segurança, Josep Lluis Trapero.

    "Se soubesse que [o terrorista] está na Espanha e a localização, iríamos atrás dele. Não sabemos onde está", disse Trapero. Segundo ele, a polícia espanhola faz operações na Catalunha e na fronteira com a França.

    Uma hipótese investigada é que o motorista fosse o marroquino Younes Abouyaaqoub, 22, provavelmente um líder na célula.

    Localização

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024