• Mundo

    Sunday, 05-May-2024 23:13:18 -03

    Polícia questiona identidade de suspeito de ataque na Finlândia

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    24/08/2017 09h55

    Lehtikuva/REUTERS
    The initial remand hearing of Abderrahman Mechkah (lying in a hospital bed, attending the court session via video), 18 year-old Moroccan man suspected of killing two people and attempting to kill eight others with terrorist intent in Turku, on Friday, August 19, is held at Southwest Finland District Court in Turku, Finland, August 22, 2017
    Mechkah (deitado) participa de audiência via videoconferência ao lado de seu advogado (em pé)

    A polícia finlandesa afirmou que tem motivos para suspeitar que Abderrahman Mechkah, 18, forneceu informações falsas ao entrar no país.

    Mechkah, que é solicitante de asilo, se declarou responsável perante uma corte na terça-feira (22) pelo ataque com faca na cidade de Turku, no oeste do país, que deixou dois mortos e oito feridos. Ele negou envolvimento com terrorismo.

    O detetive superintendente do Gabinete Nacional de Investigação Markus Laine disse à Reuters que é possível que essa seja uma identidade falsa.

    O suspeito chegou à Finlândia em 2016 e vivia em um centro de recepção em Turku. Seu pedido de asilo foi negado, mas Mechkah recorreu da decisão e aguardava o fim do processo.

    Segundo autoridades, ele passou algum tempo na Alemanha no fim de 2015, onde teria usado várias identidades falsas e sido acusado de lesão corporal.

    A polícia prendeu na quarta-feira (23) mais dois suspeitos de envolvimento, cujas nacionalidades também não foram confirmadas. Às autoridades finlandesas, eles se declararam argelinos; às suecas, marroquinos.

    Os dois se somam a outros quatro homens presos por relação com os assassinatos de Turku. Um mandato internacional de prisão foi emitido para um quinto suspeito.

    O ataque ocorreu apenas um dia depois que uma van atropelou multidões em Barcelona, deixando 13 mortos e diversos feridos. O Estado Islâmico reivindicou responsabilidade pelo ataque na Espanha. A polícia investiga possíveis ligações entre os dois eventos.

    Abderrahman Mechkah foi baleado na perna quando foi detido pela polícia e recebe tratamento médico.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024