• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 13:10:56 -03

    Governo Trump

    Em carta a Trump antes da posse, Obama defende instituições dos EUA

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    04/09/2017 00h13

    Pablo Martinez Monsivais/Associated Press
    O presidente dos EUA, Donald Trump, é recebido por seu antecessor, Barack Obama, em novembro
    O presidente dos EUA, Donald Trump, é recebido por seu antecessor, Barack Obama, em novembro

    A carta que Barack Obama deixou a seu sucessor na Casa Branca, Donald Trump, foi revelada no domingo (3) pela CNN, sete meses após a posse. A missiva deixa um conselho ao 45º presidente dos EUA: nunca perder de vista a importância da manutenção das instituições democráticas, para além das dificuldades da luta política e da manutenção do poder.

    A mensagem de Obama começa com suas felicitações ao sucessor, a quem deseja "prosperidade e segurança".

    O democrata escreveu que a liderança americana é "indispensável" ao mundo. "Depende de nós, por meio de ações e exemplos, sustentar a ordem internacional que se construiu constantemente após o final da Guerra Fria, e da qual nossa própria riqueza e segurança dependem", recomendou o ex-presidente.

    Obama também fala da democracia e ressalta que a presidência é um cargo temporário: "Isso nos torna guardiões dessas instituições e tradições democráticas —como as regras da lei, a separação dos poderes e a garantia da igualdade e das liberdades civis que nossos antecessores lutaram para conquistar".

    As palavras de Obama ganham mais peso após a postura dúbia de Trump diante dos confrontos entre racistas e manifestantes anti-racismo em Charlottesville, em agosto. Além disso, há a tensão com a Coreia do Norte —o republicano subiu o tom de suas ameaças ao país asiático após novos testes nucleares do regime ditatorial.

    A carta prossegue dizendo que é dever do presidente manter esses instrumentos da democracia "pelo menos tão fortes como os recebemos".

    Apesar das críticas a Trump durante a campanha, Obama defendeu uma transição tranquila. Os dois chegaram a se reunir no Salão Oval da Casa Branca em novembro.

    O ex-presidente se despede desejando sorte a Trump. "Reserve tempo, na euforia dos eventos e responsabilidades, para amigos e família. Eles estarão ao seu lado nos inevitáveis momentos difíceis", escreveu o democrata.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024