• Mundo

    Monday, 20-May-2024 17:32:12 -03

    Furacão Irma é elevado a categoria cinco e se aproxima do Caribe

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    05/09/2017 11h21

    Jose Romero/AFP
    This image obtained from NASA's GOES Project shows Hurricane Irma on September 2, 2017, at 1145 UTC. Irma picked up strength and has become an "extremely dangerous" Category Five hurricane as it approached the Caribbean on September 5, 2017, the Miami-based National Hurricane Center reported. Irma is about 270 miles (440kms) east of the island of Antigua packing maximum sustained winds of 175mph (280kph).
    Imagem de satélite do furacão Irma no sábado (2). Ele foi elevado à categoria cinco nesta terça (5)

    O furacão Irma foi elevado à categoria 5, a máxima na escala, e se aproxima do Caribe, informou nesta terça-feira o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

    Segundo a trajetória projetada pelo centro americano, o olho de Irma pode passar na quinta e na sexta-feira ao norte da República Dominicana, Haiti e Cuba, e depois seguir diretamente sobre as Bahamas e o sul da Flórida no fim de semana.

    O governador da Flórida, Rick Scott, declarou estado de emergência em 67 condados do Estado para dar aos governos locais "bastante tempo, recursos e flexibilidade" para se prepararem para o furacão.

    As ilhas antilhanas de Antígua, Barbuda, Anguilla, Montserrat, São Cristóvão e Nevis, entre outras, foram colocadas sob advertência de furacão pelo NHC. Porto Rico, as Ilhas Virgens e Guadalupe foram colocados sob vigilância.

    Autoridades alertaram que a tempestade pode causar chuvas que acumulariam 25 centímetros de água, além de deslizamentos de terras e enchentes. As ondas podem chegar a 7 metros.

    "As decisões que nós tomarmos nas próximas horas podem fazer a diferença entre vida e morte", afirmou o governador de Porto Rico, Ricardo Rossello. "Trata-se de uma tempestade extremamente perigosa".

    Aos residentes da costa leste dos Estados Unidos, recomendou-se monitorar de perto a passagem da tempestade, uma vez que ela pode mover-se para o norte na direção dos Estados Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul.

    "O furacão tem o potencial de sobrecarregar a FEMA [Agência Federal de Gestão de Emergências] e outros órgãos do governo, uma vez que ocorre logo após a passagem da tempestade Harvey", afirmou Evan Myers, chefe de operações do site de previsões meteorológicas AccuWeather.

    A tempestade Harvey deixou ao menos 47 mortos desde que chegou à costa leste, no dia 25 de agosto. Texas e Lousiana foram os Estados mais afetados.

    Moradores da Flórida aproveitaram o feriado do Dia do Trabalho na segunda-feira (4) para comprar água e outros suprimentos, deixando prateleiras vazias em algumas lojas.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024