• Mundo

    Sunday, 05-May-2024 15:53:01 -03

    Papa terá encontro com deficientes e plantará árvore em visita à Colômbia

    SYLVIA COLOMBO
    ENVIADA ESPECIAL A BOGOTÁ

    07/09/2017 02h00

    Cada dia do papa na Colômbia terá um tema. O deste primeiro, em Bogotá, será "vida". Depois, seguem-se "reconciliação", em Villavicencio, "vocação", em Medellín, e "pobreza e direitos humanos", em Cartagena.

    Nesta quinta (7), o programa incluirá, ao final do dia, um encontro com grupos de crianças com câncer, com idosos e com jovens com deficiência mental, que farão a leitura de um depoimento em que contam como seria a sociedade com a qual sonham.

    Luis Acosta - 28.ago.2017/AFP
    Operários instalam a Cruz da Reconciliação, em Villavicencio, que será abençoada por Francisco
    Operários instalam a Cruz da Reconciliação, em Villavicencio, que será abençoada por Francisco

    A iniciativa foi de Inés Elvira Restrepo, presidente do Programa Opções e Apoios para a Transição à Vida Adulta, em associação com a Universidad del Rosario.

    "Eu escrevi uma carta ao papa, há mais de um ano, porque o admiro, explicando nosso trabalho", contou à Folha. A surpresa veio alguns meses depois, quando recebeu um telefonema de um representante do Vaticano dizendo que o pontífice lera a missiva, interessara-se pelo programa e esperava encontrar o grupo em sua visita ao país.

    "Há uma incongruência no discurso deste século 21, que fala tanto em diversidade e, ao mesmo tempo, assiste ao auge do movimento eugenésico, que ocorre com a diminuição dos portadores da síndrome de Down por meio da interrupção da gravidez", diz Restrepo.

    "Não se trata de discutir o direito das mulheres ao aborto, esse é um outro debate. Mas, como podemos defender tanto a diversidade e ao mesmo tempo termos tanta dificuldade em aceitar, desde o nascimento, e de incluir quem tem Down?".

    Em Villavicencio, que Francisco visitará nesta sexta (8), crianças de um dos Departamentos mais castigados pelo conflito entre as Farc, os paramilitares e o Exército preparam o local onde o pontífice plantará uma árvore.

    "A reconciliação de que ele fala não é só entre nós, mas também com a natureza. Villavicencio será a única parada dessa viagem em uma cidade menor, onde o povo do campo estará representado, queremos enfatizar essa importância da relação com a natureza", disse à Folha, por telefone, o líder comunitário José Ortiz.

    Villavicencio também é um dos pontos mais esperados do tour porque o papa encontrará vítimas do conflito. A Farc, agora um partido político, também estará presente, mas não está confirmado se suas lideranças terão acesso ao pontífice.

    A visita continua, nos dias seguintes, em Medellín e em Cartagena. O papa passará, porém, todas as noites em Bogotá, por questões de segurança e conforto.

    Apesar de se declarar fã do "ajiaco", prato local que consiste num caldo com legumes, raízes e diversas carnes, com bastante pimenta, seus médicos o proibiram. Durante seus dias na Colômbia, Francisco comerá apenas arroz e peixe com pouco condimento.

    *

    AGENDA
    Papa na Colômbia

    7.set, Bogotá
    - Visita ao presidente Juan Manuel Santos e outras autoridades
    - Bênção aos jovens e reunião com bispos
    - Missa aberta no parque Simón Bolívar

    8.set, Villavicencio
    - Missa aberta
    - Encontro de oração pela reconciliação nacional e visita à Cruz da Reconciliação

    9.set, Medellín
    - Missa no aeroporto central da cidade
    - Visita a orfanato e encontro religioso

    10.set, Cartagena
    - Bênção à praça São Francisco de Assis
    - Missa do ângelus no átrio do santuário de São Pedro Claver, padroeiro da Colômbia

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024