• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 22:49:15 -03

    Governo Trump

    Trump receberá Temer para jantar em Nova York

    ISABEL FLECK
    DE WASHINGTON

    12/09/2017 16h02 - Atualizado às 17h36

    Ludovic Marin - 8.jul.2017/AFP
    US President Donald Trump (L) shakes hands with Brazil's President Michel Temer at the beginning of the third working session of the G20 meeting in Hamburg, northern Germany, on July 8, 2017.?The G20 summit wraps up, with world leaders seeking to reach an agreement on a final joint statement despite divisions with US President Donald Trump over trade and climate change. / AFP PHOTO / AFP PHOTO AND POOL / LUDOVIC MARIN / SOLELY FOR REUTERS AND EPA
    O presidente dos EUA, Donald Trump, cumprimenta Michel Temer durante reunião do G20

    O presidente Donald Trump receberá o presidente Michel Temer para um jantar em Nova York na próxima segunda-feira (18) às margens da Assembleia Geral da ONU.

    Foram convidados também o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, e o do Peru, Pedro Pablo Kuczynski –este último ainda não confirmado. Os dois já foram recebidos por Trump na Casa Branca, nos primeiros quatro meses de governo.

    O jantar seria inicialmente oferecido na Trump Tower, residência do presidente na cidade, a Temer e Santos, mas os planos devem mudar em razão do espaço, já que o convite foi estendido também a Kuczynski. O possível novo local ainda não foi informado por razões de segurança.

    Entre os temas a serem tratados está a situação na Venezuela. Em agosto, o vice-presidente americano, Mike Pence, fez um tour por Colômbia, Argentina, Chile e Panamá, cujo tema principal foi a crise venezuelana. O Brasil ficou fora do roteiro de viagem.

    Na ocasião, Pence disse que os EUA queriam trabalhar com países da região e afirmou que a América Latina "pode fazer mais para tentar restabelecer a democracia na Venezuela". "É preciso aumentar a pressão diplomática e econômica", disse o vice de Trump em Buenos Aires.

    O presidente argentino, Mauricio Macri, não vai a Nova York por conta da campanha eleitoral no país, e será representado pela vice, Gabriela Michetti.

    Trump e Temer se cumprimentaram e falaram rapidamente durante a reunião do G20, em Hamburgo, na Alemanha. Esse será o primeiro encontro entre os dois, oito meses após a posse de Trump.

    Eles, contudo, tinham conversado por telefone logo após a eleição de Trump e em março, quando o presidente americano disse ter interesse de receber uma visita de Temer na Casa Branca.

    Segundo a Folha apurou, os planos de receber o presidente brasileiro numa visita de trabalho –o que demanda meses de preparação– tiveram como complicador a crise política no Brasil nos últimos meses, quando Temer foi denunciado por corrupção passiva e a Câmara barrou a denúncia em votação em 2 de agosto.

    Um encontro às margens da Assembleia Geral passou então a ser uma opção mais viável.

    Um jantar oferecido por Trump à véspera da abertura da Assembleia, onde se reunirão líderes de mais de 190 países, tem um peso político importante para o Brasil.

    No entanto, a presença dos outros dois líderes sul-americanos pode ser um entrave para a discussão de temas bilaterais Brasil-EUA. É possível, porém, que o interesse comum dos dois governos de avançar com reformas tributárias nos dois países seja abordado por Trump e Temer.

    O presidente brasileiro embarca para Nova York logo após a posse da nova procuradora-geral, Raquel Dodge, na segunda-feira (18).

    Na terça (19), ele fará o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU, seguido de Trump –é uma tradição que presidentes brasileiros abram a sessão de debates depois que Oswaldo Aranha, então chefe da delegação brasileira, presidiu a Primeira Sessão Especial da Assembleia, em 1947.

    Temer ainda participará do evento "Brazil: The Road Ahead" (Brasil: a estrada à frente), promovido pelo jornal "Financial Times" e da cerimônia para a assinatura de um acordo aprovado por 122 países da ONU para banir armas nucleares. Potências nucleares, como EUA e Rússia não fazem parte do acordo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024