• Mundo

    Sunday, 28-Apr-2024 18:05:24 -03

    Coreia do Norte

    EUA devem parar de ameaçar a Coreia do Norte, diz embaixador chinês

    DA REUTERS

    16/09/2017 12h53

    O embaixador da China em Washington disse neste sábado (16) que os Estados Unidos devem parar de ameaçar a Coreia do Norte e "fazer mais" pelo diálogo e negociação.

    Na quinta (14), a Coreia do Norte voltou a desafiar a comunidade internacional ao realizar novo lançamento de míssil que sobrevoou o Japão. Após o disparo, o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, pediu que China e Rússia tomem uma atitude para coibir os lançamentos norte-coreanos.

    Para o embaixador Cui Tiankai, entretanto, são os EUA que devem fazer mais por uma cooperação internacional.

    "Eles devem se abster de fazer mais ameaças e fazer mais para encontrar formas eficazes de retomar o diálogo e a negociação", disse Cui. "Honestamente, acho que os EUA deveriam estar fazendo muito mais do que agora [por uma cooperação]".

    Assista ao vídeo

    O presidente dos EUA, Donald Trump, também tem incitado a China a aumentar a pressão diplomática e econômica sobre Pyongyang, uma vez que Pequim tem sido o principal parceiro comercial do regime norte-coreano.

    A China lutou ao lado da Coreia do Norte durante a Guerra da Coreia (1950- 1953), na qual o líder chinês Mao Zedong perdeu seu filho mais velho.

    No início de setembro, Trump afirmou que os EUA avaliam suspender o comércio com países que têm negócios com a Coreia do Norte.

    Segundo a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, Cui disse que os "esforços para prejudicar o comércio entre China e Estados Unidos, ou mesmo sanções contra a China, não seriam adequados".

    Editoria de Arte/Folhapress

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024