• Mundo

    Saturday, 27-Apr-2024 13:11:29 -03

    Museu em Hamburgo faz vídeo catastrófico contra abstenção

    ARTHUR CAGLIARI
    DE SÃO PAULO

    24/09/2017 02h00

    Tumulto, catástrofes naturais e fim da liberdade de imprensa. Essas seriam algumas das consequências de um país em que cidadãos optam por não participar das eleições, segundo uma campanha feita pelo museu de miniaturas Miniatur Wunderland, em Hamburgo, no norte alemão.

    Em um vídeo de três minutos, o museu usa sua estrutura para criar um cenário de completo caos e chamar atenção para a abstenção de votos. Entre imagens de enchente, carros pegando fogo e até bomba atômica, personagens justificam sua ausência nas eleições com frases como "nenhum desses [candidatos] idiotas merece meu voto", "não vou votar, pois todos os partidos são iguais".

    O voto não é obrigatório na Alemanha. Segundo o vídeo, 17 milhões de eleitores preferem se abster de votar.

    Após apresentar um cenário catastrófico como consequência da abstenção, o museu lembra que não comparecer é também uma escolha.

    Nas imagens finais, uma tela preta com avisos diz que ninguém pediu para que o vídeo fosse gravado.

    O proprietário do Miniatur Wunderland, Frederik Braun, diz ter tido a ideia depois de ouvir em um programa de rádio que a abstenção na eleição deste ano seria recorde.

    "Pensei comigo que nós deveríamos fazer algo contra isso, para fortalecer nossa democracia", disse Braun.

    "Nos Estados Unidos, se confiou demais que Trump não seria eleito. E agora nós conhecemos o resultado disso", afirmou ele, que diz acreditar que fãs de partidos extremistas estão muito engajados. Para ele, muita gente não comparecerá por comodismo. "No fim, essas pessoas podem fazer muita falta."

    Apesar de Braun afirmar que o vídeo não se posiciona a favor ou contra algum grupo político, ele diz que o crescimento da direita no país preocupa. "Ao meu ver, o fortalecimento de um partido de direita como a AfD (Alternativa para a Alemanha), que despreza princípios humanos, choca muita gente. Daí surge a iniciativa de muita gente em querer fazer algo, mesmo que seja só compartilhando um filme."

    Publicado no último dia 8 no Facebook, o vídeo já tem mais de 2,3 milhões de visualizações e foi compartilhado mais de 56 mil vezes. No YouTube, o número de visualizações ultrapassa 53 mil até o momento.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024