• Mundo

    Thursday, 18-Apr-2024 15:45:35 -03

    Corte revoga condenação de brasileiro por terrorismo na Ucrânia

    DE SÃO PAULO

    06/10/2017 15h22

    Avener Prado - 23.jun.2014/Folhapress
    Rafael Lusvarghi pouco depois de ser preso, em 23 de junho de 2014
    Rafael Lusvarghi pouco depois de ser preso, em 23 de junho de 2014

    A Corte de Apelação de Kiev revogou a condenação do brasileiro Rafael Lusvarghi, acusado de terrorismo por ter lutado ao lado de grupos separatistas na Ucrânia, e ordenou que ele passasse por um novo julgamento.

    A revogação ocorreu em 17 de agosto, e foi dado um prazo de dois meses para novas investigações, segundo informações do jornal ucraniano "Kyiv Post". O prazo termina neste mês. Durante esse período, o brasileiro permanece detido.

    A corte acatou os argumentos da defesa de Lusvarghi de que o julgamento original havia se baseado apenas em sua admissão de culpa, sem levar em consideração a coleta de evidências ou sua alegação de que a admissão de culpa havia sido obtida mediante uso de força.

    O corte considerou ainda que exames médicos deveriam ter sido realizados diante da denúncia de Lusvarghi de ter sido torturado.

    Lusvarghi foi condenado a 13 anos de prisão.

    Ele foi preso em outubro de 2016 no aeroporto de Borispol, perto de Kiev, pelo Serviço de Segurança da Ucrânia, que o acusou de formação de grupo terrorista.

    As autoridades dizem ter apreendido com ele um passaporte estrangeiro, um laptop com conversas com grupos terroristas e uma medalha por combate. O momento da prisão foi filmado pelo Serviço de Segurança.

    Em junho de 2014, Lusvarghi ficou preso por 45 dias após participar de um protesto em São Paulo contra a Copa do Mundo no Brasil.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024