• Mundo

    Saturday, 04-May-2024 17:09:38 -03

    Incêndios deixam 10 mortos e atingem cidades e vinícolas na Califórnia

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    09/10/2017 19h23 - Atualizado às 21h45

    O governo da Califórnia decretou nesta segunda-feira (9) estado de emergência na região do vale de Napa, no norte do Estado, que passa por incêndios florestais ainda fora de controle que já deixaram 10 pessoas mortas.

    As chamas, que começaram nas reservas naturais, avançaram nos últimos dias com ventos de 80 km/h e chegaram às cidades. Mais de 1.500 imóveis comerciais e residenciais foram destruídos e 20 mil pessoas, desalojadas.

    Segundo as autoridades californianas, ao menos 14 focos de incêndio concentrados em uma faixa de 300 km de extensão estão sob combate na região. Nenhum deles ainda foi controlado.

    Além da mata e das construções, também estão ameaçadas as vinícolas desta região, uma das principais produtoras de vinho dos EUA. São oito os condados mais afetados, incluindo Napa, Sonoma, Yuba e Mendocino.

    Incêndios na Califórnia

    A cidade de Santa Rosa, a maior da região, foi uma das mais atingidas. Casas, um supermercado e um hotel foram destruídos e parte da cidade precisou ser esvaziada. No fim da tarde, as autoridades decretaram toque de recolher pelo risco de saques.

    "É um inferno como você nunca viu antes", disse à agência de notícias Associated Press Marian Williams, que teve que deixar sua casa como seus vizinhos de madrugada quando o fogo chegou às vinícolas de Kenwood. "Eu pude sentir o calor do fogo se aproximando quando peguei meu carro. As árvores estavam queimando como tochas."

    "Podíamos ver o céu ficando vermelho. Só percebemos que vinha o incêndio no último segundo. Tinha fumaça por todos os lados", disse Jesús Torres, de Anaheim, à rede de televisão CBS.

    O maior número de mortos, sete, foi registrado em Sonoma. Outras duas mortes ocorreram em Napa e uma em Mendocino. O diretor do departamento florestal californiano, Ken Pimlott, disse que há desaparecidos e outros feridos graves, mas sem mencionar números.

    A área afetada pelas chamas chega a 176 km² e ao menos 114 mil residências estão sem energia elétrica. A fumaça espessa dos incêndios pode ser avistada de San Francisco, a quase cem quilômetros do vale de Napa.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024