• Mundo

    Tuesday, 30-Apr-2024 09:37:59 -03

    China revela novo comitê de líderes sem um claro sucessor de Xi Jinping

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    25/10/2017 05h30

    Wang Zhao/AFP
    Xi Jinping apresenta novo Comitê Permanente do Politburo do Partido Comunista chinês
    Xi Jinping apresenta novo Comitê Permanente do Politburo do Partido Comunista chinês

    O Partido Comunista da China rompeu nesta quarta-feira (25) com um precedente recente e revelou a nova composição de sua liderança sem um sucessor claro para o presidente Xi Jinping, que aos olhos de muitos se tornou o líder chinês mais poderoso desde Mao Tsé-tung.

    Além de Xi, o primeiro-ministro Li Keqiang foi o único que manteve o posto em meio às amplas mudanças no Comitê Permanente do Politburo, principal órgão da sigla que comanda a ditadura chinesa. Agora se especula que Xi pode buscar continuar em algum cargo ao fim de seu segundo mandato em 2022.

    Todos os sete membros do Comitê Permanente têm em torno de 60 anos de idade, e pela primeira vez não há nenhum integrante nascido antes da Revolução Comunista de 1949.

    A composição do Comitê Permanente, que detém o poder máximo na segunda maior economia do mundo, pareceu fazer concessões para incluir uma gama variada de vozes das elites do partido.

    O órgão inclui uma pessoa que se sabe ser muito próxima de Xi —Li Zhanshu. Li, que acompanha Xi com frequência em viagens ao exterior, foi nomeado como membro de terceiro escalão, o que significa que provavelmente assumirá o papel de chefe do Parlamento. A confirmação só virá quando a legislatura se reunir em março.

    Em outra demonstração de força e prestígio, Xi teve suas ideias incluídas na Constituição do país, colocando-o ao lado do fundador da China moderna, Mao Tsé-tung, e de Deng Xiaoping, cujas reformas iniciadas no fim dos anos 1970 transformaram o país em uma potência.

    CAPITAL POLÍTICO

    O próprio Xi não fez menção a quem poderia ser seu sucessor ao apresentar seu novo Comitê Permanente em uma grande sala do Grande Salão do Povo de Pequim, um evento transmitido ao vivo para todo o país.

    Desde os anos 1990, o líder chinês cumpre dois mandatos consecutivos de cinco anos, e passa então o poder para um sucessor definido pela cúpula do Partido Comunista e que já faz parte do Comitê Permanente. Foi assim com Jiang Zemin (1992-2003) e Hu Jintao (2003-13), os antecessores diretos de Xi.

    Há ainda uma tradição de que os dirigentes se aposentam após passarem dos 68 anos. Como todos os novos indicados para o comitê tem 60 anos ou mais, nenhum deles chegará em 2022 —quando ocorre o próximo Congresso Nacional do partido— com idade para ser eleito líder e permanecer pelos dez anos seguintes. Isso aumenta a especulação de que Xi queira se manter no cargo.

    Hu Chunhua, secretário do partido em Guangdong, e Chen Miner, líder do partido em Chongqing, eram vistos como possíveis nomes para suceder Xi na chamada "sexta geração" de líderes, mas não foram incluídos no Comitê Permanente, e sim no Politburo, que tem 25 membros, um escalão abaixo.

    "[Xi] consolidou seu poder sem criar problemas desnecessários para si mesmo", disse David Zweig, professor da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong. "O custo de manter Wang Qishan ou de conseguir Chen Miner eram muito altos, ele não precisava fazer isso."

    Wang, que liderou a campanha anticorrupção de Xi e era considerado o segundo mais poderoso do país, está acima da idade de aposentadoria. Chen é considerado mais inexperiente.

    Enquanto os nomes do Comitê Permanente mostram um esforço de abarcar diferentes grupos, o Politburo foi preenchido com mais de uma dúzia de aliados de Xi, incluindo Chen, Cai Qi, líder do partido em Beijing, o assessor econômico Liu He e Ding Xuexiang, que deve se tornar chefe de gabinete de Xi como diretor do Escritório Geral do partido.

    "Xi conseguiu colocar muitos dos seus homens lá, quantos pôde", disse Bo Zhiyue, especialista em política chinesa baseado na Nova Zelândia. "A maioria dos aliados de Xi é muito inexperiente para ser colocado agora no Comitê Permanente ou no Politburo."

    *

    14 anos
    é a idade mínima para entrar na Juventude Comunista, principal porta de entrada para o PC

    88 milhões
    de membros tem o PC chinês, cerca de 6% da população do país

    75%
    dos integrantes são homens

    30%
    dos integrantes trabalham na agropecuária

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024