• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 01:14:59 -03

    Presidente destituído da Catalunha é denunciado por crime de rebelião

    DIOGO BERCITO
    DE MADRI

    30/10/2017 09h52 - Atualizado às 11h58

    Albert Gea/Reuters
    Catalan President Carles Puigdemont (C) is applauded after delivering a speech in the Catalonian regional parliament in Barcelona, Spain, October 10, 2017. REUTERS/Albert Gea ORG XMIT: PDH170
    Carles Puigdemont é aplaudido após discursar no Parlamento catalão

    O ex-presidente da Catalunha Carles Puigdemont e seu governo destituído foram denunciados nesta segunda-feira (30) pelos crimes de rebelião, sublevação e fraude.

    O mais grave dos delitos, rebelião, tem pena máxima de 30 anos de prisão.

    Logo após a denúncia, o jornal espanhol "El País" noticiou que o ex-presidente catalão estava em Bruxelas. A Bélgica havia sinalizado na véspera com a possibilidade de lhe oferecer asilo.

    Puigdemont é responsabilizado pelo movimento separatista que culminou, na sexta-feira (27), na aprovação pelo Parlamento catalão de um processo constituinte para proclamar sua república.

    O governo central, que não reconhece a secessão, já havia avisado sobre a gravidade dessa mobilização

    Puigdemont foi removido do cargo na própria sexta-feira pelo premiê espanhol, Mariano Rajoy, com base no artigo 155 da Constituição, que força uma administração regional a cumprir a lei.

    Por já ter sido destituído, o ex-presidente não terá um foro privilegiado durante a acusação e eventual pena.

    SEPARADOS Como ficariam Espanha e Catalunha caso a independência aconteça

    Ele foi denunciado pelo Ministério Público e seu caso deverá ser julgado pela Audiência Nacional, um tribunal espanhol especial com jurisdição em todo o território do país.

    O caso ainda precisa ser aceito pelo juiz. Mas, se os denunciados não comparecerem imediatamente para prestar depoimento, podem ser detidos.

    Além do ex-presidente catalão, o Ministério Público denunciou também seu vice, Oriol Junqueras, e a presidente do Parlamento catalão, Carme Forcadell —ela mantém o cargo e, portanto, tem direito ao foro privilegiado.

    O crime de rebelião, descrito no Artigo 472 do Código Penal espanhol, pune quem se rebela de maneira "violenta e pública" para "suspender ou modificar a Constituição" ou "declarar a independência de uma parte do território".

    A Justiça espanhola já havia evocado o crime de rebelião durante a tentativa de golpe de Estado de 1981.

    DIA DE TRABALHO

    Esta segunda-feira foi o primeiro dia de trabalho no governo regional catalão desde a destituição de seus líderes, oficializada no sábado.

    Havia receios de embates, mas o dia correu com normalidade. Foram poucos os funcionários que desafiaram Madri e foram trabalhar.

    A polícia regional catalã, cujos chefes foram também removidos, permitiram que os conselheiros destituídos fossem a seus escritórios para recolher os seus pertences. Essa mesma força tinha exigido que as delegacias retirassem as fotografias de todo o governo destituído.

    Caso ex-funcionários destituídos se recusem a abandonar os escritórios, podem ser acusados pelo crime de usurpação de cargo público.

    Segundo o jornal "El País", o único conselheiro catalão que foi a seu gabinete trabalhar foi Josep Rull, que chefiava a pasta regional de Território e Sustentabilidade. Porém, ele deixou o escritório meia hora depois.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024