• Mundo

    Friday, 10-May-2024 14:44:44 -03

    FBI e polícia fazem buscas na cidade do autor do atentado em Nova York

    DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

    01/11/2017 10h38

    Julio Cortez/AP
    Agentes investigam o apartamento de Sayfullo Saipov em Paterson, Nova Jersey
    Agentes investigam o apartamento de Sayfullo Saipov em Paterson, Nova Jersey

    Agentes do FBI e policiais estão fazendo buscas na cidade de Paterson, Nova Jersey, onde o autor do atentado terrorista desta terça-feira (31) em Nova York vivia.

    O prédio onde Sayfullo Saipov vivia com a mulher e dois filhos num apartamento de dois quartos foi isolado e foram feitas buscas também na garagem.

    O administrador do prédio disse a um jornal local que alugou o apartamento para o homem de 29 anos há vários meses. Um vizinho disse a outro veículo local que sempre via Saipov na esquina conversando com amigos.

    A cidade tem uma comunidade muçulmana grande e há uma mesquita perto do prédio.

    Saipov, que foi baleado no abdômen, segue internado.

    Em Nova York, as ruas perto do local do ataque estavam vazias na manhã desta quarta-feira (1º). O trânsito que normalmente se vê na região pela manhã foi desviado para outras ruas e helicópteros da polícia patrulhavam a região.

    Alguns corredores e ciclistas tentavam fazer seu caminho normal, mas a polícia bloqueou a ciclovia perto do local do ataque.

    St. Charles County Department of Corrections/KMOV via AP
    Sayfullo Saipov, autor do atentado em ciclovia em Nova York
    Sayfullo Saipov, autor do atentado em ciclovia em Nova York

    ATAQUE EM CICLOVIA

    Um homem dirigindo uma caminhonete alugada invadiu uma ciclovia, atropelou pedestres e ciclistas e matou ao menos oito pessoas na tarde desta terça-feira (31) em Nova York antes de ser alvejado por um policial e detido.

    Vídeo mostra fuga de atropelador

    O sul de Manhattan, onde o ataque ocorreu, abriga a prefeitura de Nova York, o distrito financeiro e o memorial do World Trade Center, que marca o local dos atentados do 11 de Setembro. A polícia e o governo local tratam o ocorrido como atentado terrorista -o primeiro a deixar mortos na cidade desde o ataque da Al Qaeda em 2001.

    O atropelamento aconteceu em uma ciclovia na rua West, que corre em paralelo ao parque na margem do rio Hudson, perto da rua Chambers e diante de uma escola.

    Dos oito mortos,cinco faziam parte de um grupo de amigos argentinos que havia saído de Rosario para comemorar 30 anos de formatura. O outro identificado é um belga. Há dois ainda não identificados.

    Segundo a imprensa americana, Saipov nasceu no Uzbequistão, mas mora nos EUA desde 2010 com autorização de residência. Ele trabalhava nos últimos meses como motorista do aplicativo Uber, confirmou a empresa.

    -

    ATAQUES EM NOVA YORK

    6.mar.2008
    Uma bomba caseira atingiu o Centro de Recrutamento das Forças Armadas Times Square. A munição usada na bomba era a mesma empregada nas guerras do Iraque e do Afeganistão. Não houve feridos, e o autor do ataque é até hoje desconhecido

    25.mai.2009
    Kyle Shaw, 17, colocou uma bomba caseira em uma cafeteria do Starbucks em Upper East Side Manhattan. Não houve mortes. O ataque teria sido um tributo ao filme "Clube da Luta". O adolescente foi condenado a três anos e meio de prisão em novembro de 2010

    1º.mai.2010
    Faisal Shahzad tentou explodir um carro-bomba na Times Square, no entanto a tentativa fracassou. Ele foi preso mais tarde em um voo que ia para Dubai. Shahzad foi condenado à prisão perpétua em outubro de 2010

    23.out.2014
    Zale Thompson, 32, feriu dois policiais do Departamento de Polícia de Nova York em um ataque com uma machadinha no distrito de Queens. A polícia abriu fogo, matando Thompson e ferindo um civil.
    Thompson já havia sido preso seis vezes e chegou a fazer parte do Exército americano

    17-19.set.2016
    Quatro explosões ou tentativas de explosões na região metropolitana de Nova York deixaram 31 feridos. Ahmad Khan Rahimi foi identificado como suspeito e detido em Nova Jersey após um tiroteio que deixou três policiais feridos

    20.mar.2017
    James Harris Jackson, 28, viajou de Maryland para Nova York com o objetivo de matar homens negros e assim criar um espetáculo na mídia, segundo a polícia. Ele matou o morador de rua Timothy Caughman, 66, com uma espada em Midtown Manhattan

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024