• Mundo

    Saturday, 04-May-2024 09:58:46 -03

    Reino Unido vai aguardar acordo com EU para definir fronteira, diz ministro

    DA REUTERS

    26/11/2017 21h13

    O Reino Unido não vai decidir a questão do controle de fronteira entre a República da Irlanda e Irlanda do Norte até que o acordo comercial com a União Europeia seja fechado, afirmou o ministro do Comércio Exterior britânico, Liam Fox, neste domingo (26).

    Líderes da UE e do Reino Unido se reunirão nos dias 14 e 15 de dezembro para iniciar negociações comerciais para o ano que vem. A UE sinalizou, porém, que as negociações não acontecerão antes do país definir sua situação de fronteira após o "brexit".

    De acordo com Fox, o controle não pode ser definido antes que a relação comercial entre o Reino Unido e a UE seja esclarecida.

    Leo Varadkar, primeiro-ministro irlandês, negocia com o Reino Unido uma garantia assinada afirmando que a fronteira entre as regiões não terá um controle rígido –o que incluiria controle de passaporte e alfandegário. Dublin avalia que isso só seria possível caso a Irlanda permaneça em um bloco comercial com o Reino Unido.

    "Não queremos um controle rígido na fronteira com Irlanda, mas o Reino Unido deixará o bloco", disse Fox em entrevista à rede de TV Sky News.

    Phil Hogan, comissário de agricultura da União Europeia, afirmou que ao menos a Irlanda do Norte deveria permanecer na união aduaneira para evitar que a ilha seja dividida.

    "Se o Reino Unido ou a Irlanda do Norte permanecessem na região aduaneira da União Europeia, não haveria problema de fronteira a ser resolvido", afirmou.

    Especialistas da Irlanda e da União Europeia avaliam que a melhor maneira de evitar o controle de fronteira entre as regiões é mantê-las sob a mesma regulação. Porém, a Irlanda do Norte se opõe a qualquer negociação que a coloque sob regulações diferentes às aplicadas ao resto do Reino Unido.

    "Não aceitaremos nenhuma negociação que crie barreiras entre a Irlanda do Norte e o restante do Reino Unido", disse Arlene Foster, líder do DUP (Partido Unionista Democrático), no sábado (26).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024