• Mundo

    Tuesday, 30-Apr-2024 00:38:30 -03

    Eleição em Honduras segue indefinida e os dois lados reivindicam vitória

    DA REUTERS

    30/11/2017 09h57

    Edgard Garrido/Reuters
    Apoiadores de Salvador Nasralla, candidato de oposição, protestam em Tegucigalpa, em Honduras
    Apoiadores de Salvador Nasralla, candidato de oposição, protestam em Tegucigalpa, em Honduras

    Quatro dias depois de realizar uma eleição presidencial, Honduras mergulhou ainda mais fundo na crise nesta quinta-feira (30), já que não há um vencedor claro à vista e a contagem dos votos está sendo questionada pelo candidato de centro e apresentador de televisão aliado à esquerda e rival do atual presidente, que é simpático aos Estados Unidos.

    Tanto o presidente Juan Orlando Hernández quanto seu adversário, Salvador Nasralla, reivindicaram a vitória após a eleição de domingo 26)(, que de início favoreceu o candidato opositor, mas passou a tender para o atual ocupante do cargo após uma interrupção na apuração.

    Isso fez aumentar a preocupação internacional com a crise política crescente na nação da América Central, que luta contra a pobreza, cartéis de droga e um dos maiores índices de homicídio do mundo.

    Na quarta-feira (29) o Departamento de Estado dos EUA pediu uma conclusão rápida da contagem em Honduras, um dos aliados militares e ideológicos mais próximos de Washington na região.

    Também na quarta-feira a Organização dos Estados Americanos (OEA) pareceu ter salvado a credibilidade da votação induzindo os dois candidatos a apresentarem declarações por escrito prometendo respeitar o resultado final depois que os votos contestados tiverem sido verificados.

    Algumas horas depois, porém, Nasralla, que inicialmente tinha uma vantagem de cinco pontos, rejeitou o acordo da OEA que assinou, dizendo que seus oponentes estão tentando roubá-lo, e fez um apelo a seus apoiadores para tomarem as ruas da capital Tegucigalpa.

    Mais tarde na quarta-feira, a polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar apoiadores de Nasralla reunidos diante do tribunal eleitoral, onde a contagem estava sendo realizada. A fumaça entrou no edifício, o que levou à retirada de seus funcionários, como mostraram imagens de TV.

    Na segunda-feira (27) o tribunal publicou mais da metade dos resultados, mas foi criticado por um atraso subsequente de 36 horas na divulgação de novos números.

    Quando a apuração foi retomada, Hernández começou a se aproximar de Nasralla. Com 82,89 por cento das urnas apuradas, o líder de centro-direita havia conquistado 42,2 por cento dos votos, e Nasralla aparecia com 42,1 por cento, segundo o tribunal.

    A contagem foi interrompida novamente na tarde de quarta-feira, e o tribunal atribuiu o atraso a problemas com computadores.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024