• Mundo

    Thursday, 02-May-2024 18:10:30 -03

    Trump monopoliza lista das 10 principais frases de 2017

    PATRÍCIA CAMPOS MELLO
    DE SÃO PAULO

    16/12/2017 00h28

    Mandel Ngan/AFP
    O presidente Donald Trump
    O presidente Donald Trump

    Donald Trump e frases relacionadas a ele praticamente monopolizaram a lista das 10 principais citações de 2017, compilada para o "Yale Book of Quotations", seleção publicada desde 2006.

    A primeira e a segunda frases da lista, por exemplo, vieram de uma entrevista do jornalista Chuck Todd, âncora da TV NBC, com Kellyanne Conway, principal assessora do presidente Trump.

    Na época, o então secretário de imprensa, Sean Spicer, havia afirmado equivocadamente que havia mais gente na posse de Trump do que na solenidade de seu antecessor, Barack Obama.

    "Sean Spicer citou fatos alternativos, justificou Conway no dia 22 de janeiro.

    "Fatos alternativos não são fatos, são falsidades", retrucou Todd. A expressão "fatos alternativos" veio a simbolizar a maneira peculiar do governo Trump de lidar com a verdade.

    As frases não são escolhidas por seu apuro estético ou qualidade da prosa. Todos os anos, Fred Shapiro, editor do livro, seleciona as citações que considera mais notáveis do ano.

    "As frases mais impressionantes são as que lançam palavras ou termos novos -e essa frase inseriu 'fatos alternativos' na língua inglesa", disse Shapiro à NPR.

    "Eu acabo de demitir o chefe do FBI. Ele era louco, doido mesmo. Eu estava sendo muito pressionado por causa da Rússia. Agora isso passou", disse Trump, ao explicar para autoridades russas porque havia demitido James Comey. Essa frase, relacionada à investigações do FBI sobre a interferência russa nas eleições dos EUA, vem em terceiro lugar.

    A quarta frase se refere a um assunto que também deu origem à palavra do ano do dicionário Merriam-Webster - "feminismo".

    "Em relação a qualquer mulher que tenha feito acusações, o senhor Weinstein acredita que todos esses relacionamentos foram consensuais", disse Sallie Hofmeister, porta-voz do produtor de cinema Harvey Weinstein, na esteira daavalanche de acusações de assédio sexual contra ele.

    A citação número cinco foi um comentário do presidente francês, Emmanuel Macron, sobre a decisão do presidente Trump de retirar os EUA do acordo do Clima de Paris. "Façamos nosso planeta grandioso de novo", uma referência ao slogan da campanha de Trump, "Faça a América grandiosa de novo".

    "Tive de limitar as citações relacionadas a Trump para que ele não dominasse a lista", disse Shapiro. Mesmo assim, 6 das 10 frases eram ligadas ao republicano.

    Uma das poucas não relacionadas a Trump é uma frase repetida todos os anos. "E o Oscar de melhor filme vai para...LaLaLand", disseram os atores Warren Beatty e Faye Dunaway. O notável, dessa vez, foi que eles anunciaram o filme errado.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024