• Mundo

    Wednesday, 08-May-2024 06:09:17 -03

    Aniversário do imperador do Japão atrai mais de 50 mil pessoas

    DA REUTERS

    23/12/2017 13h43

    Toru Yamanaka/AFP
    People wave national flags to celebrate the 84th birthday of Japan's Emperor Akihito (top-3rd L) at the Imperial Palace in Tokyo on December 23, 2017, as other members of Japan's royal family wave to the crowd. Japan's Emperor Akihito, who plans to abdicate in 2019, made an appearance to mark his 84th birthday, celebrated as a holiday across the country. / AFP PHOTO / Toru YAMANAKA
    Multidão agita bandeiras do Japão durante celebração de aniversário do imperador Akihito, em Tóquio

    Uma multidão recorde homenageou o imperador Akihito, 84, no Palácio Imperial de Tóquio, neste sábado (23), em sua primeira festa de aniversário desde que a data da sua abdicação foi anunciada.

    O aniversário do imperador é tradicionalmente marcado por um feriado nacional e o Palácio Imperial é aberto ao público no dia.

    Adeptos agitaram pequenas bandeiras japonesas enquanto o Imperador Akihito –cuja posição é cerimonial sem poder político– dirigiu-se a eles de uma varanda, acompanhado por sua mulher e outros membros da família imperial.

    De acordo com a Agência Imperial, mais de 52 mil pessoas compareceram a celebração –é a maior participação em aniversário do monarca durante o reinado simbólico de 29 anos de Akihito.

    "Neste dia, quando enfrentamos o frio, meus pensamentos vão para aqueles que sofreram com tufões e chuvas intensas, bem como as vítimas do grande terremoto do leste do Japão que continuam a levar vidas", disse ele, referindo-se ao terremoto e tsunami de 2011 que mataram e deslocaram dezenas de milhares na costa leste do país.

    No início de dezembro, um Conselho Imperial da Família, composto por 10 membros, concordou que Akihito abdicaria em 30 de abril de 2019, antes de passar o Trono de Crisântemo ao filho mais velho, o príncipe herdeiro Naruhito.

    Akihito disse que usará os últimos dias de seu reinado para desempenhar seus deveres e se preparava para "passar a tocha para a próxima Era".

    O Japão aprovou uma lei este ano dando-lhe permissão para abdicar, regra limitada apenas a ele, já que a lei existente não prevê que o soberano decline de sua posição hierárquica.

    A última vez que um imperador japonês abdicou foi em 1817.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024