• Mundo

    Monday, 29-Apr-2024 06:43:42 -03

    Guatemala segue os passos dos EUA e vai mudar embaixada para Jerusalém

    DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

    24/12/2017 21h12 - Atualizado às 22h56

    Luis Echeverria - 24.nov.2017/Reuters
    O presidente da Guatemala, Jimmy Morales
    O presidente da Guatemala, Jimmy Morales

    O presidente da Guatemala, Jimmy Morales, anunciou neste domingo (24) ter dado instruções para que a embaixada do país em Israel seja transferida de Tel Aviv para Jerusalém. O processo de transferência vai se iniciar nesta terça-feira (26).

    Em uma postagem no Facebook, Morales afirmou que a decisão foi tomada após uma conversa com o premiê israelense, Binyamin Netanyahu.

    Hoje sob jurisdição de Israel, Jerusalém é disputada por israelenses e palestinos como sua capital e é um dos pontos cruciais das negociações de paz entre os dois países.

    A Guatemala foi um dos poucos países que apoiaram a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de declarar Jerusalém como a capital de Israel e de transferir para lá sua embaixada.

    Em votação na Assembleia Geral da ONU de resolução que condenou a decisão americana, o país centro-americano foi um dos 9 que votaram contra a medida, enquanto 128 votaram a favor.

    Os EUA são uma importante fonte de assistência para a Guatemala, e Trump havia ameaçado cortar a ajuda financeira a países que votassem a favor da resolução.

    Netanyahu agradeceu a Morales pela decisão, dizendo "Deus te abençoe", enquanto os palestinos declararam que o país centro-americano escolheu "o lado errado da história".

    O presidente boliviano, Evo Morales, criticou a decisão, dizendo se tratar de uma "zombaria diante da comunidade internacional": "Lamentamos que alguns governos vendam sua dignidade para o império para não perder as migalhas da Usaid (agência de ajuda humanitária dos EUA)."

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024