• Mundo

    Thursday, 28-Mar-2024 14:49:38 -03

    Maduro 'agradece' Brasil e Canadá por expulsão de diplomatas

    DA FRANCE PRESSE

    28/12/2017 17h42

    Ariana Cubillos - 17.out.2017/Associated Press
    O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro
    O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

    O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ironizou as decisões de Brasil e Canadá de expulsar os diplomatas venezuelanos agradecendo os dois países por "acatarem" a decisão da Assembleia Constituinte, que não reconhecem.

    "Me agrada muito (...) que o governo não eleito de extrema direita do Brasil e o governo com complexo imperialista, de extrema direita e racista do Canadá tenham reconhecido o poder plenipotenciário da Assembleia Nacional Constituinte", disse Maduro durante um ato oficial na quarta-feira (27).

    "Chanceler, agradeça a eles de minha parte, por favor, oficialmente, por escrito", determinou Maduro a seu ministro das Relações Exteriores, Jorge Arreaza.

    "O governo do Canadá e o governo não eleito do Brasil acataram a decisão da Assembleia Nacional Constituinte, o que significa que são os primeiros governos de direita do continente a aceitar seu caráter plenipotenciário".

    A presidente da Constituinte, Delcy Rodríguez, declarou no sábado"persona non grata" o embaixador brasileiro Ruy Pereira, e expulsou o encarregado de negócios canadense, Craig Kowalik.

    Na terça-feira, o Brasil declarou "persona non grata" o diplomata venezuelano Gerardo Delgado, encarregado de negócios e o mais alto funcionário de Caracas no país, em reciprocidade à decisão do governo de Maduro.

    Um dia antes, o Canadá anunciou que o embaixador venezuelano já não era "bem-vindo" e declarou o encarregado de negócios do mesmo país "persona non grata".

    As relações diplomáticas entre Brasil e Venezuela foram congeladas em agosto de 2016, após o impeachment de Dilma Rousseff (2011-2016).

    Na ocasião, Caracas retirou seu embaixador e Delgado Maldonado passou a liderar a delegação no Brasil com o cargo de Ministro Conselheiro.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024