• Mundo

    Thursday, 25-Apr-2024 09:52:04 -03

    Frio intenso no leste dos EUA cancela voos e suspende aulas

    SILAS MARTÍ
    DE NOVA YORK

    04/01/2018 09h57 - Atualizado às 23h47

    Uma tempestade de neve que os meteorologistas apelidaram de "furacão de inverno" transformou Nova York nesta quinta-feira (4) numa imensidão branca.

    Voos foram cancelados, escolas fecharam, trens circulam em velocidade reduzida e ônibus levam correntes nas rodas para aumentar a tração em ruas e avenidas escorregadias.

    Temperaturas de até -14ºC na maior cidade americana e números baixíssimos em dezenas de cidades do nordeste dos Estados Unidos, da fronteira com o Canadá até a Carolina do Sul, ainda prometem fazer desse manto de neve uma perigosa casca de gelo, podendo causar acidentes e caos nas ruas.

    Em Rhode Island, perto de Nova York, o governo alertou que a tempestade pode causar também falta de energia.

    Ventos em Manhattan, coberta por até 30 centímetros de neve em alguns pontos, passaram dos 70 quilômetros por hora, acentuando a sensação de frio intensíssimo e dificultando o tráfego aéreo.

    Geoff Robins/AFP
    Parte das cataratas do Niagara, no Canadá, ficaram congeladas nesta quarta-feira (3)
    Parte das cataratas do Niagara, na fronteira entre EUA e Canadá, ficaram congeladas na quarta-feira (3)

    Os aeroportos John F. Kennedy e LaGuardia, em Nova York, ficaram fechados para pousos e decolagens. O terminal de Newark, no Estado vizinho de Nova Jersey, também teve grande número de voos cancelados. Boa parte deles está sendo desviada para a região de Washington.

    Empresas como American Airlines, Delta e United Airlines anunciaram que passageiros com destino ao nordeste americano poderão remarcar seus bilhetes caso seus voos tenham sido afetados.

    A American e a Delta vão permitir que o passageiro troque a passagem gratuitamente até domingo (7). A United afirmou que vai autorizar a remarcação sem custo para passageiros dos voos afetados para embarque até a próxima segunda-feira (8).

    No caso das companhias americanas, até o momento 12 voos foram cancelados entre São Paulo e Rio de Janeiro e a região nova-iorquina nesta quinta e na sexta-feira (5) —seis da American Airlines, cinco da Delta e um da United.

    Já Latam cancelou seus dois voos desta quinta de Guarulhos a Nova York e o que sairia da maior cidade americana à capital paulista. A empresa recomenda que os passageiros afetados remarquem suas passagens em seu site ou pelo telefone 4002-5700 (capitais) e 0300-570-5700 (outras localidades) —as viagens podem ser adiadas sem custo para embarque em datas nos próximos 15 dias.

    A Avianca não informou se houve alterações em seus voos até o momento. Quem já está em Nova York e não quer se mexer, no entanto, encontra uma calma atípica na cidade mais movimentada dos Estados Unidos.

    "Não saia de casa se você puder e, se sair, fique na rua o mínimo possível", disse o prefeito, Bill de Blasio. "Está muito frio, um frio amargo."

    Temperaturas nos próximos dias devem continuar despencando, embora a nevasca esteja chegando ao fim. O frio intenso e sem trégua já provocou a morte de pelo menos 17 pessoas nos EUA desde o início deste inverno.

    Com informações de São Paulo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024