• Opinião

    Thursday, 02-May-2024 20:19:23 -03

    Maurício Huertas: São Paulo em movimento

    07/03/2014 03h00

    Marcado pelo espírito suprapartidário e pelo resgate do sonho roubado, nasce em São Paulo um movimento das forças vivas da sociedade, tanto com lideranças organizadas quanto com a participação espontânea de cidadãos, para discutir os novos rumos que desejamos para o Brasil.

    É um reencontro de ícones de lutas históricas, sensíveis às atuais demandas populares, que buscam juntos praticar uma "nova política" por uma sociedade sustentável (no aspecto econômico, social e ambiental) e na defesa da ética, das instituições democráticas e dos princípios republicanos.

    Com o aval de suas direções, representantes do PSB, da Rede e do PPS amplificam a aliança nacional em torno de Eduardo Campos e Marina Silva com uma grande novidade: aderiu a essa "construção programática" o Partido Verde, que apresenta as pré-candidaturas do médico e ambientalista Eduardo Jorge à Presidência da República e do vereador Gilberto Natalini ao governo do Estado.

    Representantes de outras legendas e fenômenos sociais como os "rolezinhos" e o Movimento Passe Livre também se integram ao grupo. O mesmo convite está formulado ao PSOL, com seus prováveis candidatos à Presidência, Randolfe Rodrigues, e ao governo do Estado, Vladimir Safatle, e a todos que pretendam debater diretrizes para inaugurar a era "pós-PT".

    O diferencial desse bloco suprapartidário é ir além do interesse eleitoral e da polarização tradicional da política. Acima de nomes e siglas, que preservam sua autonomia e individualidade, estão princípios que nos unem.

    Se a imprensa busca um rótulo, talvez seja a "esquerda democrática" se insurgindo contra o atual governo e a oposição tradicional, pois ambos não nos representam nessa cômoda e vexatória simbiose política das últimas duas décadas.

    Da musa dos "rolezinhos", a menina Yasmin Oliveira, com apenas 15 anos, mais de 112 mil seguidores nas redes sociais e moradora da favela do Paraisópolis, à deputada federal e ex-prefeita Luiza Erundina (PSB-SP), passando pelos juristas Miguel Reale Júnior e Antonio Claudio Mariz de Oliveira, o movimento vem crescendo e se consolidando.

    É importante citar essa diversidade. Pelo PSB, além de Erundina, participam o deputado federal e presidente estadual do partido, Marcio França, o vereador Eliseu Gabriel, a professora Muna Zeyn, o advogado Pedro Dallari e o deputado federal Walter Feldman, ex-PSDB e fundador da Rede Sustentabilidade. Pela Rede, dirigentes como Célio Turino, Bazileu Margarido, Marcela de Moraes, Mara Prado e João Paulo Capobianco. Pelo PPS, o vereador Ricardo Young, os ex-vereadores Claudio Fonseca e Soninha Francine e o presidente paulistano Carlos Fernandes. Pelo PV, Arnaldo Juste, Gilberto Natalini e Eduardo Jorge. Entre outros.

    O próximo ato do movimento será em 20 de março, no Sindicato dos Engenheiros, com dois temas: crise econômica, conduzido pelo professor Eduardo Gianetti da Fonseca; e caos urbano, com o engenheiro Lúcio Gregori, ex-secretário de Serviços e Obras e de Transportes na gestão da prefeita Luiza Erundina (1989-1992) e idealizador do projeto "Tarifa Zero".

    É #SãoPauloEmMovimento para fazer valer a nossa voz nas redes, nas ruas e nas urnas.

    MAURÍCIO RUDNER HUERTAS, 42, jornalista, é secretário de Comunicação do PPS, líder Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) e um dos organizadores do #SãoPauloEmMovimento

    *

    PARTICIPAÇÃO

    Para colaborar, basta enviar e-mail para debates@uol.com.br.

    Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024