• Opinião

    Saturday, 27-Apr-2024 20:34:31 -03

    Rogério Cezar de Cerqueira Leite

    Intolerância e monoteísmo

    06/07/2015 02h00

    Tudo começou com a "primavera árabe", conjunto de acontecimentos aparentemente não conexos, que se apresentaram como libertários e dispostos a interromper as ditaduras prevalecentes em muitos dos países árabes que, não obstante, se diferenciavam pelas suas propostas laicizantes.

    De fato havia muitas das nações ditas islâmicas começado a se descaracterizar como teocracias, amenizando a "sharia", ou seja, o governo pelas leis islâmicas.

    A derrota dessas ditaduras abriu brechas para insurgências de natureza retrógrada, a "sharia" e seu postulado, a "jihad", a guerra santa, estimuladas pela agressividade expansionista de Israel e pela presença inoportuna de tropas do Exército norte-americano.

    Ficamos perplexos com as recentes atrocidades perpetradas pelos movimentos jihadistas. Esquecemos que tragédias equivalentes ou piores já haviam ocorrido no passado no Ocidente, como após o debacle moral do Santo Império Romano e do papado em meados do século 16 e a consequente difusão do calvinismo, em síntese muito parecido então com a "sharia" de hoje.

    Ao fim da última etapa das guerras religiosas, ou seja, durante a Guerra dos Trinta Anos, um terço das populações que hoje compõe a Alemanha havia sido exterminado. A barbárie e a desfaçatez de então não eram menos violentas que as do Estado Islâmico. A diferença é que não havia televisão à época.

    A luta entre teocracia e laicismo é perene e todo recrudescimento de ortodoxias religiosas se alimenta de razões de ordem econômica, ou pelo menos de necessidade de sobrevivência, senão de supremacia. Eis porque as religiões precisam convencer seus adeptos de que são eles "os escolhidos", o que proporciona legitimidade às suas conquistas.

    Uma observação interessante é que todo movimento religioso de reação contra o laicismo se caracteriza pelo retorno às suas escrituras, ao livro, e um forte recrudescimento do monoteísmo absoluto.

    A intolerância se estende ao seu próprio panteão. Toda religião evolui pelo abrandamento da onipotência de seu Deus original, pela criação de novos figurantes.

    Do monoteísmo hebreu surgiram os profetas, inclusive do cristianismo, do qual, além de Cristo, eclodem anjos e santos aos borbotões. Basta lembrar que há nossas senhoras para todos os gostos. O mesmo ocorre com o budismo, com suas centenas, senão milhares de budas e bodhisattvas. Os lohans do taoismo, os sábios do confucionismo. Até o islamismo tem seu profeta.

    A rejeição de acólitos do Deus supremo também ocorreu nas mais recentes denominações dissidentes do catolicismo, as ditas neopentecostais, que também disputam poder político, exatamente como as nações de religiões monoteístas.

    A diferença é que a guerra santa dos neopentecostais se faz com outras armas, mais modernas, mais práticas e talvez mais eficientes. Meios de comunicação, como rádios e televisões, e meios políticos, como o Congresso, as Câmaras Municipais e as Assembleias Legislativas, foram ou estão sendo invadidos.

    Seria o começo da derrota do secularismo, que no passado sempre prevaleceu no Brasil? Seria a vitória da intolerância? Estaríamos caminhando sorrateiramente para uma teocracia?

    ROGÉRIO CEZAR DE CERQUEIRA LEITE, 84, físico, é professor emérito da Unicamp e membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e do Conselho Editorial da

    *

    PARTICIPAÇÃO

    Para colaborar, basta enviar e-mail para debates@uol.com.br.

    Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamento contemporâneo.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024