• Opinião

    Monday, 29-Apr-2024 00:39:44 -03

    EDITORIAL

    Tragédia no futebol

    10/04/2016 02h00

    No domingo passado (3), torcedores do Palmeiras e do Corinthians protagonizaram uma série de episódios de violência e vandalismo antes e depois da partida entre os dois clubes, em São Paulo. Em um dos confrontos, uma pessoa que nem estava envolvida foi morta com um tiro no peito; no total, dezenas ficaram feridas.

    Em resposta, o governo paulista anunciou novas medidas de segurança. A principal delas é a determinação de que todos os clássicos disputados no Estado até o fim do ano tenham torcida única.
    Como consequência, segundo o secretário da Segurança Pública, Alexandre de Moraes, a Polícia Militar ficará livre do trabalho de escolta das torcidas até o estádio e poderá exercer maior patrulhamento nos dias de jogo.

    Pode até ser. A iniciativa, contudo, constitui antes paliativo que solução. Cerca de 80% dos conflitos ligados ao futebol ocorrem longe dos estádios. Foi exatamente o caso dos enfrentamentos entre corintianos e palmeirenses. A briga que resultou em uma morte deu-se a cerca de 30 quilômetros do Pacaembu, local da partida.

    Há outro exemplo recente. Em fevereiro, um conflito entre são-paulinos e corintianos bloqueou um trecho do anel viário Magalhães Teixeira, em Valinhos, a cerca de 110 km do estádio, em Itaquera (zona leste de São Paulo).

    Tal padrão de violência reclama medidas para prevenção e repressão. Um bom início seria o governo paulista cumprir sua promessa de identificar e punir os mais de 50 delinquentes que se digladiaram no último final de semana.

    É urgente romper a inexplicável cultura de impunidade que cerca a violência entre torcedores.

    A esse respeito, muito citado -e com razão- o exemplo da Inglaterra, que reduziu enormemente a violência no futebol nos anos 1990, deveria servir de inspiração para as autoridades de todo o país.

    Lá, por meio da colaboração dos clubes e do serviço de inteligência da polícia, investiu-se na identificação dos indivíduos violentos, que foram obrigados a comparecer a delegacias nos dias de jogo. São punidos, dessa forma, os verdadeiros vândalos, e não o próprio espetáculo do futebol.

    Aqui, desde 2010, 113 pessoas perderam a vida em decorrência da barbárie entre torcidas. Cabe indagar até quando essa trágica rotina será tolerada pelo poder público.

    editoriais@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024