• Opinião

    Tuesday, 30-Apr-2024 06:19:42 -03

    ROGER SHOJI MIYAKE

    A vida com câncer

    16/06/2017 02h00

    De 2016 até o fim de 2017, o Brasil terá registrado 600 mil novos casos de câncer. Até os 75 anos de idade, um em cada cinco brasileiros deve desenvolver algum tipo da doença.

    As estimativas são do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e do Atlas do Câncer, uma publicação desenvolvida pela Sociedade Americana de Câncer. Além disso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030 serão diagnosticados cerca de 22 milhões de casos de câncer.

    De acordo com o Inca, somente no Brasil, em 2012, cerca de 1 milhão de adultos sobreviveram cinco anos ou mais após o diagnóstico inicial de alguns tipos de câncer: o que nós médicos costumamos chamar de sobrevida. A ampliação e modernização de tratamentos são animadoras. Nesse cenário, mais do que discutir a sobrevida, teremos que dedicar atenção especial à vida com câncer. Vida com qualidade.

    À medida que mais pessoas sobrevivem à doença e por mais tempo, são necessárias mudanças para melhorar o cuidado integrado a longo prazo. Essa foi uma das conclusões de uma pesquisa global desenvolvida pela unidade de inteligência da revista "The Economist", a pedido do laboratório Bristol-Myers Squibb.

    Intitulada "Sobrevivência Global ao Câncer: A Necessidade de Cuidados Integrados", o levantamento revela desafios para a prestação de serviços oncológicos que sejam acessíveis física e financeiramente, além de apontar a necessidade de políticas mais eficazes nas áreas de saúde, direito e trabalho.

    Com o aumento das taxas de sobrevivência, as empresas também precisam enfrentar cada vez mais os efeitos do câncer no local de trabalho. Isso ainda causa medo e estranheza em ambas as partes. Durante o tratamento, a manutenção do paciente no trabalho é recomendada sempre que possível. Quando o afastamento é necessário, o retorno após o fim do tratamento é fundamental.

    Em alguns países, as empresas estão começando a agir, a fim de fornecer esse apoio e reter os seus talentos. A pesquisa ouviu 500 executivos em 20 países, incluindo o Brasil. Ela mostra que algumas organizações estão introduzindo políticas inovadoras, não só para funcionários recém-diagnosticados com câncer e em tratamento como também para os sobreviventes.

    Das empresas pesquisadas, 60% oferecem adaptações e 54% concedem licença compassiva além dos limites estabelecidos por lei a funcionários que cuidam de familiares com câncer. Apesar disso, uma explicação detalhada das opções de volta ao trabalho é dada por apenas 44% dos empregadores.

    De acordo com o estudo realizado, a sobrevivência ainda não é reconhecida como a questão importante no Brasil. Ainda estamos discutindo dados sobre incidência e mortalidade, mas não sobre a vida pós-atamento.

    Uma melhor compreensão dessa população e de suas necessidades certamente nos ajudará a fornecer bases para uma ação mais concentrada em atender às necessidades dos sobreviventes do câncer.

    ROGER SHOJI MIYAKE é diretor-médico do laboratório Bristol-Myers Squibb no Brasil

    PARTICIPAÇÃO

    Para colaborar, basta enviar e-mail para debates@grupofolha.com.br

    Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do jornal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos problemas brasileiros e mundiais e de refletir as diversas tendências do pensamentos contemporâneo.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024