• Opinião

    Tuesday, 30-Apr-2024 07:45:00 -03

    Donald Trump, o antipático

    LUCIANA COELHO
    DE SÃO PAULO

    23/07/2017 05h40

    Donald Trump quer ser amado. A ânsia do presidente americano por claque, porém, está surtindo efeito oposto, com potenciais consequências daninhas para a governabilidade e para o exercício saudável da crítica e da oposição.

    O resultado fica explícito em pesquisa recente do Gallup. Trump tem índice de reprovação de 61%, algo inédito para um presidente com um semestre no cargo. Diferentemente de seus antecessores, no entanto, ele é julgado não a partir de seus feitos ou ideias, e sim de sua personalidade.

    De cada 3 americanos que desaprovam o presidente, 2 dizem fazê-lo por causa de suas "características pessoais".

    É algo incomum. A série do Gallup mostra que, no caso de Barack Obama, o problema para 65% dos que o reprovavam eram suas propostas; com George W. Bush, o motivo maior (43%) era sua performance.

    Essa antipatia e a ânsia do presidente em rebatê-la parecem mover o presidente e seus críticos em looping. É fácil, afinal, não gostar de Trump; seu discurso presunçoso e agressivo repele aqueles já pouco dispostos a ouvi-lo, e sua versão particular da realidade irrita até seus correligionários.

    Por isso, é tentador retroalimentá-la com um fluxo contínuo de manchetes que, embora vindas de veículos de comunicação prestigiosos, não têm pudor com adjetivos nem em amplificar erros bobos.

    O presidente, por sua vez, dá contrapartida, num afã de agradar que produz tropeços, imprevisibilidade e reverbera negativamente no exterior, reduzindo a estatura americana.

    Ao contrário do que seu discurso repleto de superlativos sugere, Trump até agora foi praticamente inócuo.

    Ele anunciou a retirada dos EUA de dois acordos multilaterais, um sobre clima e outro sobre comércio. Mas como estes mal entraram em vigor (e poderão acolher os americanos de volta), o peso da decisão no médio prazo é menor do que o eco na base eleitoral.

    Seu plano para reformar a saúde foi freado pela falta de apoio no próprio partido; sua tentativa de impedir a entrada de viajantes de países muçulmanos empacou na Justiça.

    Já a economia, em compensação, prospera com a expectativa de uma reforma tributária (ainda no papel) e de investimentos em infraestrutura.

    Trump. nesses seis meses, apostou em algo que se vê sugerido pela esquerda e pela direita quando em crise nos EUA ou outras partes. Abdicou da moderação e governou para a base. No caso americano, os excessos, felizmente, têm sido contidos pelo equilíbrio entre os Poderes, sagrado ali.

    A mesma pesquisa mostra que 87% dos republicanos aprovam Trump. A antipatia que blinda críticos, atenção, também blinda a caixa de ressonância de seu eleitorado, redimido por sua falta de filtro.

    O colunista MARCOS LISBOA retorna em 13/8.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024