• Painel do Leitor

    Saturday, 15-Jun-2024 18:00:48 -03

    Dilma não pode e não deve interferir na atuação da PF, afirma leitor

    29/10/2015 02h00

    A Operação Zelotes, no seu início, visava apurar "perdão" de dívidas com o Fisco envolvendo alguns dos maiores bancos e empresas do país e somas na casa de bilhões de reais. A operação trata agora de um suposto pagamento de um escritório de lobby a uma empresa do ex-presidente Lula, no valor de meros R$ 1,5 milhão. Qualquer ilícito deve ser investigado, mas e a corrupção de grandes bancos e empresas não deveria ser prioridade? Ou será que os objetivos são desviados porque politicamente são mais interessantes? A imprensa, Folha incluída, não cobra isso da PF e do Ministério Público.

    JOSÉ PADILHA (São Paulo, SP)

    *

    Eduardo Anizelli/Folhapress
    A presidente da República, Dilma Rousseff, chega para o aniversário de 70 anos do ex-presidente Lula, em São Paulo
    A presidente da República, Dilma Rousseff, chega para o aniversário de 70 anos do ex-presidente Lula, em São Paulo

    *

    Não há razão para o ex-presidente Lula se indignar contra a ação da PF na empresa de seu filho Luis Cláudio. (Lula culpa Dilma por busca contra seu filho ). Ora, a Polícia Federal é uma instituição e um instrumento de Estado e não de governos, muito menos de partidos. A presidente Dilma não pode e não deve interferir na atuação da PF, cuja responsabilidade é do ministro da Justiça a quem está subordinada, que por sua vez não tem autoridade para selecionar a quem investigar.

    JOÃO CARLOS GONÇALVES PEREIRA (Lins, SP)

    *

    A respeito da declaração do professor Claudio Lembo sobre a honestidade da presidente Dilma (Lembo ataca o impeachment ), gostaria de indagá-lo como fica a questão da ética da candidata Dilma, que fez uso de inverdades em sua campanha. A presidente só foi reeleita porque fez promessas que sabia não poder cumprir. O eleitor foi enganado, o que coloca em xeque a legitimidade da eleição da presidente Dilma.

    REGINA CUTIN (São Paulo, SP)

    *

    Deixa eu ver se eu entendi a lógica tucana, de acordo com o presidente do PSDB de Santos, que ataca a posição de Cláudio Lembo (Painel do Leitor ). Como o "povo" queria a reeleição, isso legitimou e absolveu FHC pela compra de deputados? Patético e triste esse pensamento curto e parcial. Explica muito do componente hipócrita da nossa atual crise política. Discordo muito de Lembo, mas, nos aspectos éticos, há muito ele se mantém coerente e correto em sua visão.

    EVALDO STANISLAU AFFONSO DE ARAÚJO, vereador pela Rede Sustentabilidade em Santos (Santos, SP)

    *

    Quem é que está pensando em Olimpíada no Rio? O país está atravessando uma fase horrível, com inflação alta, desemprego em todas as áreas, novos escândalos de corrupção divulgados todos os dias, arrecadação em queda, produção industrial caindo todos os meses e dívida pública descontrolada. A Olimpíada poderá gerar alguma receita durante um mês, mas os prejuízos acumulados são bem maiores. O Brasil gastou o que tinha e o que não tinha com a Copa e o mesmo deverá acontecer com a Olimpíada. Para o nosso país, nada de proveitoso ficará de pé. Apenas meia dúzia de pessoas se beneficiarão com o evento. É lamentável, mas é a pura verdade!

    JOSÉ CARLOS SARAIVA DA COSTA (Belo Horizonte, MG)

    *

    Alan Marques/Folhapress
    O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, chega ao Congresso Nacional
    O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, chega ao Congresso Nacional

    *

    Os procedimentos do presidente da Câmara não deveriam depender apenas da sua vontade ou interesse. Isto tem a ver com o comportamento do atual ocupante do cargo que pode decidir se pauta ou não projetos em geral e mesmo requerimentos de impeachment contra a atual presidente. E o faz levando em conta interesses pessoais, pois há muitas acusações de irregularidades cometidas por ele, conforme investigações de organismos públicos. E não se notam reclamações contra o autoritarismo das suas manifestações em relação às duas questões. Que país é este?

    URIEL VILLAS BOAS (Santos, SP)

    *

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024