Sobre Aos 70, Lula ainda faz história, cabe questionar se ainda prevalece o velho conceito de elite: classe dominante, aquela que detém o poder, inclusive o econômico, e mora nos Jardins? Seria dessa elite que Rui Falcão se refere ao dizer que "Lula é o maior líder popular do país e resiste, hoje, à mais sórdida campanha que as elites e sua imprensa já fizeram contra um brasileiro". A imprensa tem noticiado que os filhos do Lula residem em uma das zonas residenciais mais valorizadas do país (Jardins). Ou se muda o discurso ou o conceito de elite.
JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA ROBALDO, procurador de Justiça aposentado (Campo Grande, MS)
*
Pedro Ladeira/Folhapress | ||
Lula (de camisa), com o ministro Jaques Wagner e o presidente do PT, Rui Falcão, no Palácio da Alvorada |
*
Para um bom entendedor, Dia de aniversário, de Ruy Castro, basta. É a síntese de tudo que diz respeito ao inatingível (até agora) Lula.
ORLANDO JORGE CALAROTA (Jaboticabal, SP)
*
Entendo desnecessário o ato extremo do Ministério da Defesa de exonerar o general Mourão do Comando Militar do Sul, por ter expressado publicamente opiniões a respeito do governo (Defesa vai exonerar comandante militar que criticou o governo ). Não disse nada fora do contexto. Não ofendeu a honra de ninguém. Apenas fez ecoar o grito de um povo sufocado, sem esperanças de um futuro melhor. Afinal, estamos ou não numa democracia?
JOÃO CARLOS GONÇALVES PEREIRA, subtenente da reserva do Exército (Lins,SP)
*
Fui ao dicionário confirmar o significado de fratricida –título que o PMDB dá ao PT (PMDB ataca governo em novo manifesto partidário ). Irmão que mata irmão é o termo. O PT merece a alcunha. Matou a esperança de um Brasil melhor, a dignidade do povo ter um poder aquisitivo justo, a economia e a credibilidade de investimentos e enforcou a Petrobras.
CREUSA COLAÇO MONTE ALEGRE (São Paulo, SP)
*
Lula que o diga. Não há nada melhor no mundo do que comemorar 70 anos ao lado do neto. Não existem ternura, amor, alegria e carinho mais cativantes. No dia seguinte, um Lula afiado apresentou-se para o combate. Resolveu sair da toca soltando fogo pelas ventas. Sabe que o jogo é pesado. Para profissionais. Com microfone nas mãos, Lula é osso duro de moer e vencer. Para desapontamento dos adversários, disse que não pensa em pendurar as chuteiras. Frisou que tem o couro duro. Não teme "pancadaria". Lula já sente e vive 2018.
VICENTE LIMONGI NETTO (Brasília, DF)
*
Das afirmativas do senhor Rui Falcão sobre o "companheiro Lula", a única coisa aproveitável é quando ele afirma sobre a atuação como líder sindical, sem nenhuma dúvida, meritória de elogios. Hoje podemos dizer que deveria ter parado por aí, pois, de resto, sabemos todos nós no que deu.....
ENOS FACCIN JUNIOR (São Paulo, SP)
*
A hora em que agentes da Polícia Federal teriam escolhido intimar o filho do ex-presidente Lula (23h) a prestar depoimento é, sem dúvida, esquisita, tanto que levou o ministro da Justiça, chefe da Polícia Federal, a pedir esclarecimentos.
A Polícia Federal, o Ministério Público e a Justiça têm papel fundamental no momento de combate à corrupção vivido pelo país. Por isso, não devem extrapolar. Se o filho do ex-presidente está na linha de investigação e precisa ser ouvido, deve ser intimado e tratado como qualquer cidadão, independente de sua filiação.
Do contrário, ficará a imagem de perseguição ou de favorecimento, que pode ser usada por uns e outros, de acordo com os seus interesses políticos, econômicos ou, até, criminosos.
Nesse caso é preciso observar rigorosamente o artigo 5º da Constituição: "Todos são iguais perante a lei..." Não podemos, jamais, correr o risco de ao interpretar questões meramente operacionais colocarem a perder a luta anticorrupção. A investigação bem feita é do interesse de todos, até dos próprios investigados que, não tendo cometido o ilícito, terão a oportunidade oficial de prová-lo e, se for o caso, reclamar as devidas reparações.
DIRCEU CARDOSO GONÇALVES, dirigente da Aspomil (Associação de Assistência Social dos Policiais Militares de São Paulo)
PARTICIPAÇÃO
Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br