• Painel do Leitor

    Monday, 06-May-2024 05:38:13 -03

    Leitor critica a Folha por manchete com a expressão "amigo de Lula"

    16/12/2015 02h00

    Como um jornal pode ser considerado sério com a manchete "Amigo de Lula é denunciado sob suspeita de corrupção" ("Primeira Página", 15/12)? Por que não colocar que Bumlai foi denunciado? Por que essa perseguição implacável da Folha ao ex-presidente Lula? Quando André Esteves foi preso, não houve nenhuma manchete citando "amigo de Aécio". E ainda querem nos fazer acreditar que a Folha é imparcial e isenta?

    BENJAMIN EURICO MALUCELLI (São Paulo, SP)

    *

    Alan Marques/Folhapress
    O empresário José Carlos Bumlai
    O empresário José Carlos Bumlai

    *

    A Schahin Engenharia rechaça de forma veemente as informações fornecidas à imprensa pela Receita e esclarece que os episódios citados nada têm a ver com a Lava Jato. São inverídicas e caluniosas as versões veiculadas a respeito dos navios Cerrado e Sertão, que foram tomados por seus credores em meio a acirrada disputa judicial, contrariando, inclusive, uma ordem da Justiça Federal para que as embarcações permanecessem em águas nacionais. As declarações do fisco ignoram que os credores retomaram os navios com ordem judicial, apesar dos recursos contrários impetrados pela Schahin. A atitude do fisco, na verdade, é contra os juízes.

    ALBERTO LOPES,
    assessoria de imprensa da Schahin (São Paulo, SP)

    *

    Pela forma como a imprensa tem divulgado, até parece que só são a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff os poucos manifestantes que têm ido às ruas. Isso é uma grande tolice. Sou totalmente favorável ao impedimento (melhor ainda: à renúncia) desse catastrófico desgoverno. E só participei (parcialmente) de uma das manifestações contra Dilma. Da mesma forma, em 1992, não fui a nenhuma passeata "fora, Collor".

    LUCIANO NOGUEIRA MARMONTEL (Pouso Alegre, MG)

    *

    Ao menos dois leitores e um colunista da Folha afirmaram que irresponsabilidade fiscal até hoje nunca depôs presidente no país, portanto não pode derrubar agora. Mas não é porque crimes foram negligenciados antes que hoje deixam de ser crimes.

    RODRIGO ENS (Curitiba, PR)

    *

    Ao dizer que "desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal no Brasil nunca derrubou nem mosquito da dengue", tudo indica que o leitor Ricardo Osman (Painel do Leitor ) faz parte do grupo que não acredita em nosso país. A palavra de ordem do grupo é "Aqui é o Brasil e nada acontece com os poderosos".

    TSUNETO SASSAKI (São Paulo, SP)

    *

    Engraçado que Aécio Neves, ao escrever que a juventude brasileira termina o ano assustada e que a derrocada do país atingiu em cheio os planos das novas gerações (A vida não espera ), tenha se esquecido de mencionar as escolas que Geraldo Alckmin tentou fechar e a PM paulista agredindo adolescentes que se manifestaram de modo mais que legítimo contra tal absurdo.

    ALCEU DE ANDRADE MARTINS (Carlópolis, PR)

    *

    O número de pessoas nas manifestações do último fim de semana mostrou que a falta de conteúdo e de lideranças sérias tendem a esvaziar qualquer tentativa de contestação contra o atual governo. E mostra um certo oportunismo, caracterizado pela forma de convocação, pelos conflitos entre as propostas e pela discriminação contra organizações sociais e mesmo partidárias. Terá sido mera coincidência a escolha da data, 13 de dezembro, que coincidiu com o aniversário do AI5, imposto pela ditadura militar nos idos do 1968? Ou os militantes atuais não se lembram daqueles anos dramáticos?

    URIEL VILLAS BOAS (Santos, SP)

    *

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024