• Painel do Leitor

    Friday, 03-May-2024 01:06:19 -03

    Advogado critica ex-ministro que considera "normal" obra para Lula

    05/02/2016 02h00

    Gilberto Carvalho acha a "coisa mais normal do mundo" empreiteira reformar sítio para o Lula (Obra é a 'coisa mais natural do mundo', diz ex-ministro ). Seus colegas também acham normal empreiteiras e empresários "doarem" e reformarem tríplex em Guarujá. É normal caixa dois, petrolão é doação legal de campanha, o mensalão não existiu e companheiros presos são injustiçados e perseguidos. Tudo "normal" para o PT. Então nós somos "anormais", porque trabalhamos, pagamos impostos em dia, usamos o SUS...

    WILSON A. BONANÇA, advogado (Jundiaí, SP)

    *

    Pedro Ladeira/Folhapress
    O ex-ministro Gilberto Carvalho
    O ex-ministro Gilberto Carvalho

    *

    Além da grande mídia, temos agora a espetacularização do Judiciário. Por essas instituições, o ex-presidente Lula já é considerado culpado antes mesmo de qualquer apuração dos fatos. Depois da nossa histórica trajetória de luta pela democracia e por uma sociedade ética, moderna e desenvolvida, nós, brasileiros, merecíamos mais consideração!

    ERIVAN AUGUSTO SANTANA (Teixeira de Freitas, BA)

    *

    Laura de Carvalho afirma que "bandalheiras históricas estão na origem de parte da dívida atual" (Dominância política ). Sucessivas renegociações da "bandalheira original" não tornam a dívida atual regular. Algo nulo na origem é sempre nulo. A auditoria da dívida está prevista na Constituição e se fundamenta em dados e documentos oficiais. Deveria ser rotina. A dívida tem transferido recursos públicos a instituições financeiras, como demonstram os lucros dos bancos. Por isso queremos uma auditoria cidadã da dívida pública brasileira.

    MARIA LUCIA FATTORELLI, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida (Brasília, DF)

    *

    O discurso de Dilma no Congresso, pedindo a aprovação da CPMF para aumentar a arrecadação, foi vaiado. Dou algumas sugestões: vender todas as estatais, diminuir em 50% o número de ministérios e de funcionários, demitir todos os não concursados, simplificar as leis tributárias e fiscais, tornar obrigatório trabalhar 40 horas por semana e dar férias de só 30 dias por ano. Além disso, cortar despesas pessoais pagas pelo fisco e acabar com propagandas –caras e não realizadas.

    MÁRIO A. DENTE (São Paulo, SP)

    *

    A CPMF é o imposto mais justo: quem paga são os ricos e a classe média alta. Nós, o povão, não temos nada a reclamar.

    JUAREZ CORREIA BARROS (Ribeirão Preto, SP)

    *

    Acredito que quase 100% dos brasileiros anseia pela destituição, cassação e mesmo prisão do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, pelo mal que vem causando ao país. Não sabemos por que o STF vem protelando essa ação altamente saneadora. À mercê de Cunha e outros maus políticos, o Brasil vai, inexoravelmente, em direção à abismal cachoeira. Haja vista a última ação de sua tropa de choque.

    CARLOS EDUARDO POMPEU (Limeira, SP)

    *

    Nossa nação está exausta de tanta baboseira. A Lava Jato acontece no Paraná e vão procurar o apartamento do Lula no Guarujá (SP). Será que presidente da República não pode nem comprar apartamento? Ou se esqueceram das cascatas da Casa da Dinda. Collor era rico (e ainda é) e quem é marajá é o torneiro mecânico?

    FILIPE DIWAN (Santos, SP)

    *

    A incrível manipulação praticada pelo ministro Barroso na leitura do Regimento da Câmara dos Deputados em recente sessão do STF mostra a profundidade dos males da República. E exige do presidente Lewandowski algumas atitudes: demiti-lo da relatoria do caso, enviá-lo à Comissão de Ética da Corte, não sem antes tê-lo convocado para uma reunião (que não deve ser em Portugal) aberta à imprensa, onde ele pediria inequívocas explicações. O contrário disso seria debochar da opinião pública brasileira e provaria que Barroso e Lewandowski não passam de um Eduardo Cunha de toga. Ou será que tudo isso também é "a coisa mais normal do mundo"?

    JOÃO LUIZ DA COSTA CARVALHO VIDIGAL (São Paulo, SP)

    *

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024