• Painel do Leitor

    Monday, 29-Apr-2024 17:26:12 -03

    Dói ver o complexo de vira-latas dos formadores de opinião, afirma leitor

    06/02/2016 02h00

    O presidente do PT, Rui Falcão, em recente pronunciamento na TV, afirmou que os preconceituosos "não aceitam que o Lula continue morando no coração do nosso povo....". Ledo engano. A Justiça não está investigando a eventual morada, ou não, de Lula "no coração do povo", mas, sim, as várias outras moradas literalmente mais concretas e construídas ou reformadas, sem custos, graças a outros corações mais bondosos.

    MILTON LOURENÇO DIAS FILHO (São Paulo, SP)

    *

    Carlos Villalba R./Efe
    O presidente do PT, Rui Falcão
    O presidente do PT, Rui Falcão

    *

    Dói ver o "complexo de vira-latas" do qual ainda hoje padecem brasileiros formadores de opinião. Para eles, somos os piores do mundo em tudo, principalmente se estivermos à direita. O PT afundou o país, Lula é líder inaceitável, Dilma é horrível, aqui nada dá certo. Seria bom que lessem a análise de Nouriel Roubini, que aponta, com extrema fidelidade, onde estão as causas da instabilidade dos mercados globais atualmente. Como disse J. Carville: "É a economia (deles), estúpidos"!

    GLADSTONE HONÓRIO DE ALMEIDA FILHO (Rolândia, PR)

    *

    Eduardo Anizelli/Folhapress
    O professor de economia Nouriel Roubini
    O professor de economia Nouriel Roubini

    *

    Corretíssima a posição de Aécio Neves ao interpelar judicialmente o delator Fernando Moura. Está chegando o momento em que os investigadores da Lava Jato terão que tomar providências, pois os delatores estão mudando depoimentos para acomodar a defesa de interesses. Não devemos perder de vista que essas mudanças podem colocar a credibilidade da Lava Jato em xeque.

    LUCÍLIA PERES ALMEIDA (Belo Horizonte, MG)

    *

    Concordo em partes com Sonia Rocha Marques. Faltou dizer o que toda a imprensa já noticiou: os mais ricos, orientados por especialistas tributários, sempre pagaram menos impostos que os mais pobres, que são pouco instruídos e desassistidos. Seria interessante também perguntar aos cidadãos da classe média/ baixa se gostariam que os impostos fossem descontados de um salário de R$ 1.000 ou R$ 1 milhão. De qual sobra mais no fim do mês?

    SERGIO APARECIDO NARDELLI (São Paulo, SP)

    *

    Leio com alegria os resultados das prévias americanas. É sempre o mesmo: oito anos de republicanos acertando o país, depois oito anos democratas de desconstrução e caos. Pena que isso não tenha vingado no Brasil. Os democratas (PT) têm direito de destruir mais do que oito anos. Quantos serão? Pena que os oito anos republicanos da era FHC tenham passado tão rapidamente. Quando teremos um governo republicano no Brasil novamente?

    NELSON HEIN (Blumenau, SC)

    *

    Sugiro que o horário político de todos os partidos, sem exceção, seja acompanhado por um solene panelaço. Nada melhor para desmascarar o desfile de deslavadas mentiras que são proferidas nesses minutos pagos com nosso dinheiro.
    João Guizzo (São Paulo, SP)

    *

    Quando o prestigiado colunista da Folha Pasquale Cipro Neto, que sempre primou pela pureza da linguagem, num didatismo poucas vezes visto, escrever que o Brasil está dividido entre "coxinhas" e "petralhas" ('Nada haver' ) e o ex-chefe de gabinete de Luís Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, dizer que uma empreiteira interessada nos negócios do governo reformar sítio para o Lula é "a coisa mais natural do mundo" tem-se a impressão de que nunca mais veremos algo sério e digno nesse país que sofre de miséria física, ética e espiritual.

    GÉSNER BATISTA (Rio Claro, SP)

    *

    Num ensaio de 2004 sobre a Mãos Limpas italiana, o juiz Sergio Moro já sugeria que para uma operação ir para frente teria que contar com a simpatia da imprensa. Parece estar fazendo escola... A operação Zelotes, que investigava grandes sonegadores –incluindo empresas de comunicação– e que não contava com o beneplácito da mídia, mudou seu foco e, com isso, passou a ganhar as manchetes. O desvirtuamento da Zelotes já seria triste por estar claramente sendo usado como objeto de perseguição política. Tudo se torna ainda mais revoltante quando lembramos que o peso da sonegação na economia brasileira tem impacto cerca de sete vezes maior do que a corrupção, segundo estudos do Sindicato dos Procuradores da Fazenda Nacional.

    SIDNEI JOSÉ DE BRITO (São Paulo, SP)

    *

    Continuamos vendo leitores malharem, neste Painel do Leitor, as investigações sobre Lula e PT, acusando os meios de comunicação, o MP e a PF de perseguição, "golpe das elites", de 'condenação prévia" etc. Esses mesmos leitores não acham nada disso em relação a Eduardo Cunha, igualmente investigado e presente nas mesmas manchetes.
    Ou se manifestariam, o que não ocorre. A conduta da imprensa e do Judiciário só é errada no caso do PT e de Lula? Continuo achando que há leitores "infiltrados" e a tecla é sempre a mesma: Lula e PT santificados, Alckmin e PSDB os anticristos.

    NUNO M. M. MARTINS (Barueri, SP)

    *

    O leitor Juarez Correia Bastos invoca um argumento tecnicamente correto relativo à CPMF: o tributo seria pago principalmente pelos ricos e pela classe média alta, o que é, aliás, bem razoável. Entretanto, não razoável é o fato notório de que a CPMF seria destinada a cobrir o rombo da má gestão e da roubalheira do governo. Por isso, e somente por isso, qualquer pessoa minimamente consciente deveria opor-se a esse tributo, que é uma afronta à cidadania.

    JOSÉ LUIZ BELDERRAIN (São José dos Campos, SP)

    *

    A CPMF não é o imposto para ricos e da classe alta pagar. É o imposto decidido para tapar a falta de dinheiro na má administração do governo para o país andar, dos gastos exorbitantes do serviço público, da falta de dinheiro para um atendimento digno nos serviços de saúde pelo SUS, da alta da inflação, da recessão, das maracutaias para cargos políticos dos apadrinhados, do mensalão, do petrolão. O povo trabalha cinco meses para pagar impostos, então a CPMF é o imposto assombração com o qual o governo quer nos assustar.

    CREUSA COLAÇO MONTE ALEGRE (São Paulo, SP)

    *

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024