• Painel do Leitor

    Saturday, 27-Apr-2024 11:04:30 -03

    Leitores criticam Cardozo por dizer que não houve caixa 2 na reeleição

    14/02/2016 02h00

    Há aproximadamente 16 anos, pedi a minha filha, que se formava em direito, que me apresentasse seu professor José Eduardo Martins Cardozo. Fiquei feliz por tê-lo conhecido pessoalmente, pois do corpo docente era o que eu mais admirava. Hoje vejo com tristeza o agora ministro da Justiça vir a público afirmar inverdades em que ele mesmo não acredita, ao declarar que não houve caixa 2 na campanha de Dilma, simplesmente autodestruindo sua antiga reputação.

    OSVALDO CESAR TAVARES (São Paulo, SP)

    *

    Renato Costa/Folhapress
    O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo
    O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo

    *

    O corporativismo entre a presidente e seus ministros é até aceitável, com exceção de José Eduardo Cardozo. Mesmo que acredite que Dilma seja proba, cabe obrigatoriamente ao ministro da Justiça, do alto de seu cargo, uma postura neutra e imparcial junto à mídia e à sociedade.

    MAURÍLIO POLIZELLO JÚNIOR (Ribeirão Preto, SP)

    *

    O Brasil está imerso em graves crises. As mais constrangedoras são a de natureza política, a da economia, a moral, a administrativa, a institucional e a da justiça. Porém a mãe de todas é a de confiança. É necessário o tão aguardado choque de confiança.

    PAULO ROBERTO GOTAÇ (Rio de Janeiro, RJ)

    *

    Ruy Castro afirma que não gostaria de ver no futuro a inteligência artificial dirigindo o Brasil, pois os robôs "são frios, arrogantes e voltados a si próprios" (Rumo à lanterna ). A classe política que comanda hoje nosso país é diferente?

    NELSON ROVAI CABRAL (São Paulo, SP)

    *

    O leitor Geraldo de Paula e Silva matou a cobra e mostrou o pau ao sugerir a análise da diferença entre o número de visitas de Lula e dos "legítimos" proprietários ao sítio de Atibaia (Painel do Leitor, 13/2).

    ROBERTO ANTONIO CÊRA (Piracicaba, SP)

    *

    Perante tribunais, convicções não são provas, mas valem apenas os fatos. Como Cardozo não acompanhou o dia a dia da campanha, suas palavras são apenas propaganda para salvar a cara de Dilma, que, dificilmente, no mar de lama em sua volta, seria uma pretensa santa imune à corrupção.

    ULF HERMANN MONDL (Florianópolis, SC)

    *

    Ao contrário do que diz o leitor José Osvaldo Gonçalves Andrade (Painel do Leitor ), não há impropriedade alguma ou, muito menos, confissão de culpa na defesa do vice-presidente Michel Temer. Talvez, em razão da sua parcialidade, o leitor não tenha percebido que o objetivo da defesa é enquadrar alguns membros do TSE, notadamente o ministro Gilmar Mendes, que, estranhamente, depois de terem aprovado as contas de campanha da chapa vencedora na eleição de 2014, agora criminalizam as contribuições feitas, não a partir do doador, mas do receptor. Adotando a mesma linha de raciocínio do leitor, faz também uma confissão de culpa o PSDB que denuncia como criminosas doações semelhantes, seja no que se refere a valores ou a finalidades, às que recebeu, na mesma época, dos mesmos doadores, pelos mesmos mecanismos.

    CELSO BALLOTI (Santos, SP)

    *

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024