• Painel do Leitor

    Wednesday, 01-May-2024 09:22:45 -03

    Pedido de prisão expôs Ministério Público ao ridículo, afirma leitor

    12/03/2016 02h00

    O conteúdo do pedido de prisão de Lula expôs o Ministério Público de São Paulo ao ridículo universal. Mas não só a eles. Ficam também desacreditados tantos colunistas, entre os quais muitos da Folha, que vêm encarando as arbitrariedades do Ministério Público paulista e do sr. Moro como se sérias fossem.

    LÉO BUENO (Santo André, SP)

    *

    Joel Silva/Folhapress
    Integrantes do PT fazem ato em apoio ao ex-presidente Lula
    Integrantes do PT fazem ato em apoio ao ex-presidente Lula

    *

    Lula deveria estar mais preocupado em pensar como fará sua delação premiada do que em fazer parte do governo Dilma, já que sua prisão é iminente.

    ALFREDO JOSÉ SALVIANO (Jales, SP)

    *

    O PSDB novamente demonstrou que é inepto como partido de oposição ao pôr panos quentes na questão da prisão de Lula. Com o principal partido de oposição sempre em cima do muro, defendo a permanência de Dilma Rousseff até o fim do mandato, por uma questão de motivo inverso, já que o partido demonstra total inabilidade de cumprir seu papel de oposição e, portanto, não merece ser governo.

    RAFAEL ALBERTI CESA (Caxias do Sul, RS)

    *

    Com texto refinado, inteligente e de rara precisão, Bernado Mello Franco em poucas palavras a hipocrisia política. Enquanto parte da sociedade se ilude ao imaginar que o real motivo para a tentativa de afastamento da presidente tem origem no combate à corrupção, caciques políticos, à luz do dia, hasteiam a bandeira da moralidade, mas, na calada da noite, preocupam-se em estabelecer, e de antemão, os critérios para dividir o eventual espólio presidencial.

    DARCIO DE SOUZA (São Paulo, SP)

    *

    Vivi para ver um partido que se diz "dos trabalhadores" ter medo do povo na rua e, pior, negar esquizofrenicamente a realidade das consequências que ele mesmo, na condução do país, via Lula e Dilma, causou seduzido pelo poder. Práticas velhas de quem, vivente eterno em um eterno passado, não entendeu, tampouco aprendeu nada quando aquele muro caiu lá em Berlim...

    PAULO BOCCATO (Taquaritinga, SP)

    *

    Paulo Lisboa/Brazil Photo Press/Folhapress
    O juiz federal Sergio Moro
    O juiz federal Sergio Moro

    *

    O Brasil produziu em meio a crise o seu Torquemada, o famigerado juiz Sergio Moro, o senhor da verdade. A continuar assim, não tenho dúvida de que construiremos patíbulos e fogueiras para exorcizar toda "gente ruim" e esquerdista que vive neste desolado e reacionário país.

    DANTE DONATELLI (São Paulo, SP)

    *

    *

    Dilma Rousseff alega que não vê motivo para sua renúncia ou impedimento. Foi eleita pela maioria dos brasileiros e não faz nada de errado que justifique sua saída. Na verdade, ela não foi eleita democraticamente, uma vez que iludiu os brasileiros, fazendo promessas impossíveis.

    GERALDO SIFFERT JUNIOR (Rio de Janeiro, RJ)

    *

    Nomear Luiz Inácio Lula da Silva para assumir algum ministério, com o intuito de garantir ao ex-presidente foro privilegiado, é um absurdo. Distribuir ministérios entre os partidos, com o objetivo de garantir algum apoio político, também é impróprio. Os critérios de escolha de ministros devem ser baseados única e exclusivamente na competência de cada profissional em conduzir a pasta de forma eficiente, legítima e qualificada. O Brasil precisa se levantar e sair desse lamaçal o mais rápido possível.
    Portanto, cada ministro deve honrar a posição que ocupa e trabalhar para defender somente os interesses do povo brasileiro, que precisa de um primeiro escalão íntegro, honesto e cumpridor de suas obrigações.

    JOSÉ CARLOS SARAIVA DA COSTA (Belo Horizonte, MG)

    *

    O sr. Pedro Luiz Passos, empresário da Natura, propõe a renúncia de Dilma. Brasileiro tem horror ao confronto, por isso ele propõe o "jeitinho". Ao contrário, a presidente deve ir até o fim, dentro da lei e dos princípios democráticos de direito, para apurar esse conluio entre Estado e mercado danoso à sociedade. Chega de varrer a sujeira para debaixo do tapete, seja do governo, da oposição ou do empresariado. Getúlio fez esse favor a seus detratores e os resultados estão aí.

    ADEMAR G. FEITEIRO (São Paulo, SP)

    *

    Equilibrado, sensato e muito esclarecedor o texto de Vladimir Safatle sobre as ações da Justiça e o tratamento que os partidos e seus representantes estão sendo submetidos no Brasil. Se houvesse sempre no país uma cobertura da imprensa implacável e uma ação mais efetiva do Ministério Público como presenciamos agora, talvez muitos políticos que hoje pedem a renúncia ou o impeachment da presidente da República estariam presos ou inelegíveis.

    ANDRÉ PEDRESCHI ALUISI (Rio Claro, SP)

    *

    Desaprovo o pedido de prisão do Lula, mesmo sendo antipetista. Que ele responda por seus crimes em liberdade. Vale ressaltar que Lula continua sendo privilegiado. Se recebesse tratamento igual ao reservado à maioria dos suspeitos pobres ele passaria meses aguardando julgamento numa cela lotada.

    ANTONIO CELSO NOGUEIRA LEITE (São Paulo, SP)

    *

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024