• Painel do Leitor

    Saturday, 18-May-2024 12:51:55 -03

    Ao lado da lei e da Justiça, iremos derrubar o governo Dilma, diz leitor

    18/03/2016 02h00

    Sob gritos de "não vai ter golpe", Lula assumiu a chefia da Casa Civil do governo. Não é que acertaram? Mal acabara a cerimônia, o juiz Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara da Justiça Federal, suspendeu a nomeação (Juiz suspende nomeação de Lula; governo recorre ), fazendo com que o ex-presidente não tenha se efetivado de fato no cargo. Está aí mais uma demonstração de que é ao lado da lei e da Justiça que iremos derrubar o (des)governo.

    ELIAS MENEZES (Nepomuceno, MG)

    *

    Evaristo Sá/AFP
    Lula abraça a presidenta Dilma Rousseff
    Lula abraça a presidenta Dilma Rousseff

    *

    Compete privativamente ao chefe do Executivo nomear ministro de Estado. Judiciário e Legislativo não podem interferir nesse tipo de assunto, sob pena de estarmos desrespeitando uma regra expressa na Constituição.

    IVO AUGUSTO FIORIN, advogado (São Paulo, SP)

    *

    Qualquer outro juiz federal poderia cancelar a posse de Lula, mas seria prudente que não fosse Itagiba Catta Preta Neto, que nas redes sociais apoiou e participou de manifestações contra Dilma (Para Planalto, juiz suspendeu posse de Lula por 'motivações políticas' ). Por usar a emoção política na frente da razão jurídica, pode ser acusado de quebrar o princípio da imparcialidade.

    PEDRO VALENTIM (Bauru, SP)

    *

    O PT e o Palácio se apegam à forma para apagarem o conteúdo (Em posse de Lula, Dilma critica Moro e diz que ação dele abre caminho para golpe ). Ao povo, o que vale é o conteúdo. Filigranas verbais não livrarão os culpados.

    EDSON FREIRE (São Paulo, SP)

    *

    É estarrecedora a maneira orquestrada como os meios de comunicação noticiam o grampo. De uma avaliação cronológica dos fatos deduz-se que não há nada que leve a crer em "obstrução da Justiça". O estardalhaço da imprensa revela de forma inequívoca a sua vocação manipulatória.

    JÚLIO TAVARES (Brasília, DF)

    *

    As diversas gravações das conversas de Lula confirmam: o ex-presidente é totalitário, autoritário, considera-se acima de tudo e de todos e despreza acintosamente a Constituição. São inadmissíveis o insulto e o desrespeito demonstrado por ele ao STF.

    LUCIANO HARARY (São Paulo, SP)

    *

    Pena que, ao determinar que a PF gravasse as conversas do advogado de Lula (Especialistas citam obstrução da Justiça; outros contestam gravação ), Sergio Moro tenha invalidado juridicamente a legitimidade do processo e a isenção da Lava Jato. Por muito menos, a Operação Satiagraha, conduzida brilhantemente pelo juiz Fausto De Sanctis e pelo delegado Protógenes Queiroz, foi desmantelada.

    FABRIZIO WROLLI (São Paulo, SP)

    *

    Muito oportunamente o articulista Bernardo Mello Franco faz um diagnóstico do embate político ou seja o vale-tudo, tal qual houve durante a campanha de Dilma a escolha de Lula. No final, a observação mais importante foi que não haverá diálogo a partir de agora entre as partes, mas guerra aberta. Vamos ver quanto tempo poderá resistir um governo que tem quase toda sociedade contra ele?

    Ulf Hermann Mondl (Florianópolis, SC)

    *

    A nomeação de Lula como ministro é infame, um escárnio e mostra o descaramento da presidente Dilma, do ex-presidente e do PT de forma tão escancarada, que é impossível um brasileiro, que ama seu país e que preza sua inteligência, aceitar calado tal absurdo.

    ANA C. N. SASAKI (São Paulo, SP)

    *

    Com a tentativa nefanda de Dilma/ Lula em torná-lo ministro para fugir
    da Justiça federal de Curitiba, os congressistas poderiam
    imediatamente acabar com o nefando instituto do foro por prerrogativa
    de função, privilegiado.

    MARCOS BARBOSA (Casa Branca, SP)

    *

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024