• Painel do Leitor

    Wednesday, 27-Nov-2024 20:43:46 -03

    Estão destruindo a esperança do Brasil, diz leitora sobre impeachment

    16/04/2016 02h00

    Parabéns, professor Vladimir Safatle, pela lucidez com que expõe, em seu artigo indignado, a desfaçatez com que a casta dos políticos corruptos destrói a política e a esperança dos brasileiros e brasileiras.

    MARGARETH RAGO, professora da Unicamp (São Paulo, SP)

    *

    Orgulho dos ministros da suprema corte. Ágeis, sem perder a excelência e higidez de seus votos! Esse é o meu STF!

    MYRIAN MACEDO (São Paulo, SP)

    *

    Concordo 100% com a análise de Marcos Augusto Gonçalves. Não sinto entusiasmo nenhum com a destituição da presidente Dilma Rousseff, já que os responsáveis pela sua derrubada são ainda piores do que ela, principalmente Cunha. PT, PMDB, PSDB etc. são todos iguais, e olha que, quanto mais antigo o partido, mais responsável pela roubalheira.

    CELIO BENVENUTI (Londres, Reino Unido)

    *

    Acho que a presidente Dilma não tem culpa no cartório. Será que quem a indicou não sabia da sua incompetência, aversão ao diálogo, prepotência etc.? A mentira começou quando foi vendida como a "gerentona".

    MARILU MONDIN (Guarapuava, PR)

    *

    Será que a CUT e os movimentos sociais que defendem Dilma e são contrários ao seu afastamento sabem que hoje o Brasil possui mais de 10 milhões de desempregados, em favor dos quais essas entidades não movem uma palha e que eles, os trabalhadores, estão nessa situação exatamente por causa das ações desastrosas do governo que os citados movimentos pretendem manter? É claro que sabem, mas os objetivos são outros.

    PAULO ROBERTO GOTAÇ (Rio de Janeiro, RJ)

    *

    O texto de Hélio Schwartsman, "Lost in translation", lança um luz nova e bastante oportuna sobre a questão do impeachment de Dilma. Faz considerações que devem ser levadas em conta para desembaraçar a conversa – ou berreiro – de surdos que obscurece nosso horizonte político.

    ZENON LOTUFO JR. (São Paulo, SP)

    *

    Em que pese o antagonismo de opiniões a respeito do impedimento da presidente Dilma dos colunistas Reinaldo Azevedo e Vladimir Safatle, elas incrivelmente convergem, particularmente quando retratam fielmente o lamentável abismo institucional instalado no país. Conclui-se que, se ficar, o bicho come e, se correr, o bicho pega. Ao povo brasileiro, tão só agonia e desalento.

    EDUARDO JOSÉ DE OLIVEIRA (Sertãozinho, SP)

    *

    Pelo andar da carruagem, a presidente deve ser apeada do poder. No dia seguinte, a Operação Lava Jato acaba, pois terá cumprido sua missão.

    SERGIO RIBEIRO (Osasco, SP)

    Trocar juros compostos por juros simples é como revogar a lei da oferta e da procura. A questão real é verificar se os juros são muito altos. Não se pode desprezar o fato de que empréstimo tem custo variável no tempo. Caso os juros estejam fora do padrão praticado pelo mercado, há que torná-los razoáveis.

    ULYSSES FERNANDES NUNES JR. (São Paulo, SP)

    *

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024