IMPEACHMENT
Depois de assistir aos depoimentos pró e anti-impeachment, uma coisa ficou muito clara. Para quem já tinha seu voto definido, o debate só fez ratificar essa escolha. A conduta da presidente continuará sendo lícita para os que a defendem e ilícita para os que a condenam. Já acharam um culpado: o TCU, que não alertou a presidente sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal!
REGINA ATHAYDE (São Paulo, SP)
*
Lastimáveis as fotos da presidente Dilma Rousseff lidando com uma mosca que foram publicadas na primeira página da Folha. Sou totalmente favorável ao impeachment, mas repudio o mau gosto das fotos, que ferem o respeito à pessoa humana ("Primeira Página", 2/5).
GLAUCIA SANDOVAL (Campinas, SP)
Bruno Santos/Folhapress | ||
A presidente Dilma Rousseff durante a comemoração da CUT do Dia do Trabalhador, em São Paulo |
-
AÉCIO INVESTIGADO
Finalmente a PGR vai enviar inquérito ao STF para investigar o senador Aécio Neves após longos 559 dias e quatro delações, como lembrou Bernardo Mello Franco. Veremos se o mesmo rigor usado contra o PT será aplicado ao PSDB e seus caciques. Se a Operação Lava Jato não arrefecer e Rodrigo Janot realizar seu trabalho a contento, veremos caras novas na eleições em 2018, pois da velha guarda parece que não vai sobrar nada.
ANDRÉ ALUISI (Rio Claro, SP)
*
Se nada for provado, já está na hora de o senador Aécio Neves, definitivamente, receber da Procuradoria-Geral da República um documento atestando a sua inocência. Já se perdeu a conta da quantidade de investigações arquivadas por absoluta ausência de provas acerca do caso de Furnas.
LUCÍLIA PERES ALMEIDA (Belo Horizonte, MG)
-
BASE CURRICULAR
As ponderações do professor Marcelo Guzzo apontam para a necessidade de profunda reformulação da Base Nacional Comum Curricular. Considerações similares provêm de outras associações e diversos estudiosos. Ao inspirar-se na rasa experiência do ensino predominante nos Estados Unidos, a BNCC, se implementada, constituirá mais um mecanismo de exclusão social, deixando a poucos o privilégio de uma cultura mais ampla e universal.
PEDRO PAULO FUNARI, professor da Unicamp (Campinas, SP)
*
Nossa base curricular é realmente um processo complexo que não pode ser decidido às pressas. É nosso patrimônio educacional que está posto à prova. Não se conhece a história sem saber o passado e o legado das grandes civilizações. É indigna a proposta, em todas as áreas, tal como está. Esperamos que o bom senso predomine e que a reformulação não venha a ser mais um crime contra a educação.
MARIZA BACCI ZAGO (Atibaia, SP)
-
OPERAÇÃO LAVA JATO
Diferentemente do que publicou o Painel, o empresário Milton Lyra não é lobista. Ele tem atividade profissional e empresarial conhecida, não é conhecido pelo apelido de "Miltinho" e não responde a inquérito nem a ação penal na Operação Lava Jato.
SILVANA DEOLINDA, assessora de imprensa de Milton Lyra (São Paulo, SP)
*
RESPOSTA DA JORNALISTA RENATA AGOSTINI - Milton Lyra foi apontado por Delcídio do Amaral como operador do PMDB em fundos de pensão. A coluna não afirmou que responde a inquérito ou a ação penal.
-
ECONOMIA
Quando o Ibovespa sobe, isso se deve ao otimismo dos "mercados" com a queda da presidente Dilma, à indicação de fulano para condução da economia ou algo do gênero. Quando a Bolsa cai, deve-se ao "mau humor externo" ou outra explicação ad hoc qualquer.
CAETANO BRUGNARO (Piracicaba, SP)
-
GOVERNO ALCKMIN
Qual tipo de democracia defende o governo Alckmin, cuja PM ocupa escola sem ordem judicial? Que diz que apoia a investigação do desvio da merenda e sua bancada na Assembleia impede a formação de uma CPI? Que desobedece à Justiça e continua a reorganização escolar? E ainda descumpre sentença judicial, não enviando à Folha documentos requeridos?
JONAS NILSON DA MATTA (São Paulo, SP)
-
PATENTES
Com a demora de registro de patente, os produtos criados agora talvez nem façam sentido daqui a dez anos. É preciso pressionar o governo a reconhecer o Instituto Nacional da Propriedade Industrial como fundamental para o desenvolvimento tecnológico do país.
JÉSSICA REGINA, estudante (Campinas, SP)
-
MATERNIDADE
"Investimento a fundo perdido" é a realidade nua e crua da arte de ser mãe. Rosely Sayão, obrigada, em nome de todas as mães, por nos orientar nessa difícil jornada.
CLAUDIA FIORI MOURA (São Paulo, SP)
*
A imperdível Rosely Sayão, em sua sempre justa e merecida homenagem às mães, traz, mais uma vez, consolo, equilíbrio e uma palavra amiga dentro de um chamado à realidade: não é preciso ser "super", basta ser mãe.
JEFFERSON C. VIEIRA (São Paulo, SP)
*
João Pereira Coutinho: se permanecer no ninho promove tantos benefícios, como criar novos ninhos para perpetuar esse eterno conforto aos filhos? Como beneficiar com tamanhas vantagens as futuras gerações? Eu acompanho com admiração seus textos, mas dessa vez me soou infantil.
JOYS KELLY OLIVEIRA SANTOS (São Paulo, SP)
*
PARTICIPAÇÃO
Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br