• Painel do Leitor

    Monday, 06-May-2024 20:39:16 -03

    Leitor comemora afastamento de Cunha e pede sua expulsão do PMDB

    06/05/2016 02h00

    CUNHA AFASTADO

    Agora que Cunha não é mais relevante, ele será finalmente expulso do PMDB ou Michel Temer vai nomeá-lo ministro para garantir o foro privilegiado do amigo?

    MÁRIO BARILÁ FILHO (São Paulo, SP)

    *

    O afastamento do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, enfim se concretizou, mas o que será feito com Renan Calheiros?

    MARCOS BARBOSA (Casa Branca, SP)

    *

    Parabéns ao Supremo Tribunal Federal que, através de decisão obediente ao Direito, devolve a nós, brasileiros, um pouco de esperança de que a roubalheira do dinheiro público por criminosos disfarçados de políticos, quando levada ao conhecimento do Judiciário, não ficará impune.

    ANGELO SCARLATO NETO (São Paulo, SP)

    *

    Roteiro perfeito: depois de relevantes serviços prestados nos esgotos do navio, Eduardo Cunha é lançado ao mar. Na trama kafkiana do impeachment, basta o pessoal do porão se conformar com a vida e os comandantes, ávidos, estarão livres para mudar a embarcação de curso. Parabéns a todos.

    CLARILTON RIBAS (Florianópolis, SC)

    -

    IMPEACHMENT

    Pelas notícias da Folha, o vice-presidente Michel Temer desistiu de racionalizar a estrutura de ministérios e de chamar somente pessoas qualificadas para ocupá-los, caso assuma a Presidência. Opta pelo leilão de cargos e pelo fisiologismo, da mesma maneira que age o governo atual. Para quê? Para ter maioria parlamentar ampla para um governo também medíocre?

    HENRIQUE CÉSAR DE CONTI (Brasília, DF)

    *

    Como terei que arcar com parte dos recursos que irão sustentar a futura ex-presidente e afins, quero manifestar que sou contra aplicar meu dinheiro a essa causa. Chega de desperdício do dinheiro púbico! Espero sobriedade dos que irão decidir sobre o assunto.

    MARIA EFIGÊNIA BITENCOURT TEOBALDO (Belo Horizonte, MG)

    -

    IGREJA NA CIÊNCIA

    Será um pesadelo? Vejo professores de evolução queimados na fogueira como hereges por uma turma que fugiu da escola antes do fim da aula. Que São Darwin tenha misericórdia desta nação ("Bispo diz que crença não pode tirá-lo de Ministério da Ciência", "Poder", 5/5).

    ANDRÉ ETEROVIC, professor da Universidade Federal do ABC (Santo André, SP)

    *

    A meu ver, candidatos ao cargo de ministro da Ciência e Tecnologia deveriam ser sabatinados e avaliados por representantes da SBPC, da Academia Brasileira de Ciências, de universidades e de institutos de pesquisa. É desanimador verificar que um indivíduo sem formação científica pode ser indicado para o ministério por conta de troca-troca partidário.

    MICHEL RABINOVITCH (São Paulo, SP)

    *

    Lamentável a possível nomeação de Marcos Pereira, um criacionista. A comunidade científica brasileira tem excelentes quadros que poderiam se encarregar da tarefa, mantendo o caráter laico do Estado. É como amarrar cachorro com linguiça.

    MARCO ANTÔNIO DO REGO (São Paulo, SP)

    -

    BASE CURRICULAR

    Discordo de Marcelo Guzzo. No mesmo dia em que seu artigo foi publicado, foi lançada a segunda versão do Base Nacional Comum Curricular, na qual aparecem modificações a respeito da área de história (atendendo às críticas mencionadas). Vejo como exagero atribuir todo o documento ao governo federal. Na verdade, a versão preliminar foi concebida por uma equipe composta por vários atores da educação nacional.

    TERSIO GUILHERME DE SOUZA CRUZ, professor da UFScar (Sorocaba, SP)

    -

    MUDANÇA PARA OS EUA

    Depois de muitas lutas, a neurocientista Suzana Herculano-Houzel optou por deixar o Brasil diante da crise da pesquisa e do ensino. Se a política científica não for repensada e repaginada, como ela mesma reitera na excelente entrevista, não teremos condições de enfrentar as contradições contemporâneas pelas quais passamos.

    EDGARD DE ASSIS CARVALHO (São Paulo, SP)

    *

    As declarações que soam como desabafo de Suzana Herculano-Houzel relatam o quadro crítico do apoio à ciência brasileira. Nosso país é cheio de mentes brilhantes que, assim como a colunista, não conseguem exercer a sua profissão de maneira integral devido ao desacato do governo às áreas em que atuam. Se não melhorarmos a situação, a fuga de cérebros continuará.

    GUSTAVO BRUDER WOITOWICZ (Curitiba, PR)

    *

    Na qualidade de bióloga e brasileira, lamento a decisão da colega de deixar o país, embora a entenda perfeitamente. Desejo-lhe muito sucesso no novo local de trabalho e só espero que continue escrevendo a sua coluna na Folha.

    NICOLE S. L. GROSSO, bióloga geneticista (São Paulo, SP)

    *

    NOTA DA REDAÇÃO - A coluna da neurocientista Suzana Herculano-Houzel, publicada a cada duas semanas na Folha, será mantida.

    -

    MERENDA E OCUPAÇÃO

    Ao contrário do que afirma o editorial "Imprudente e ilegal", a ação da PM no Centro Paula Souza (2/5) foi inteiramente legal e garantiu a segurança e entrada dos funcionários. Não houve cumprimento de reintegração de posse e nenhum estudante foi retirado do local. A PM agiu em um setor do prédio que não estava ocupado. O secretário Alexandre de Moraes não desrespeita nenhuma ordem judicial. O TJ acolheu o pedido da SSP e vetou o fornecimento da íntegra dos BOs, por implicar risco a terceiros. Os demais dados serão fornecidos até o prazo final concedido.

    MARCO NASCIMENTO, diretor-executivo de imprensa e comunicação da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (São Paulo, SP)

    -

    METRÔ DE SÃO PAULO

    O mencionado "calote" não faz sentido, já que houve simples correção de lançamento contábil equivocado pelo Metrô. Não havia obrigação legal ou contratual com o Estado que desse suporte jurídico ao reconhecimento da pretensa dívida. Em 2014, a Assembleia de Acionistas do Metrô firmou compromisso para equacionar a questão com o governo do Estado. Foi firmado, em 2015, termo de acordo que assegura o aporte de recursos para equacionar a diferença entre o valor retirado pelo Metrô segundo as regras de rateio tarifário e o valor da tarifa pública.

    CARLOS ALBERTO SILVA, assessor de imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (São Paulo, SP)

    *

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024