• Painel do Leitor

    Saturday, 04-May-2024 21:25:34 -03

    Leitores comentam artigo de opinão do ex-chanceler Celso Amorim

    23/05/2016 02h00

    O ex-chanceler Celso Amorim deveria deixar para a história responder se saímos ou não do cantinho da cena mundial durante sua gestão ("Guinada à direita do Itamaraty", "Mundo", 22/5). O ex-ministro não se manifestou no artigo sobre os patrocínios oficiais a empreiteiras, como a Odebrecht, aos oligopólios exportadores de commodities e a outros sanguessugas, muito menos aos financiamentos a títeres africanos com dinheiro público.

    EMILIO BORSARI ASSIRATI (Campinas, SP)

    *

    Brilhante e esclarecedor o artigo do ex-ministro. Diplomacia não deve ser feita com bravatas com fins eleitoreiros, e sim exercida por diplomatas de carreira. O Itamaraty é um caso raro de instituição no país respeitada nacional e internacionalmente e tem defendido com galhardia os interesses do Brasil. A chamada da "Primeira Página" foi infeliz, pois não leva em consideração a diplomática ironia que se constata ao se ler todo o texto.

    FRANCISCO NASCIMENTO XAVIER (São Paulo, SP)

    *

    Celso Amorim fez parte do pior que o lulopetismo produziu para o Brasil. Só faltou dizer no artigo que "não vai ter golpe". Em tempo: José Serra não é de direita. Foi até exilado no Chile. Não era membro da luta armada, mas militou no movimento estudantil contra a ditadura militar, que lutava contra outro tipo de ditadura, a do proletariado.

    EDUARDO FEIERABEND MUNHOZ (Ribeirão Preto, SP)

    *

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024