• Painel do Leitor

    Wednesday, 01-May-2024 03:59:03 -03

    Romero Jucá caiu na malha fina da Polícia Federal, diz leitora

    24/05/2016 02h00

    DIÁLOGOS DE JUCÁ

    Tudo indica que o STF esteja assando a grande pizza, para desespero de nós, brasileiros, e alegria dos nossos políticos. Dilma estava certa em correr para salvar Lula, que estava na iminência de ser preso e agora... Bem, agora ninguém mas fala sobre isso. Parece que o pacto de Jucá funcionou –e esse é só o começo.

    ANA CRISTINA EMRICH MELO (São Paulo)

    *

    A ministra do STF, Rosa Weber, deu dez dias para a presidente Dilma responder por que acha que o processo contra ela é um golpe. Romero Jucá, senador e ministro do Planejamento, deu a resposta cabalmente, publicada neste jornal: é golpe e leva o nome de pacto. O STF deveria decidir se faz ou não parte do "pacto" de Jucá.

    HUMBERTO M. DO NASCIMENTO (Campinas, SP)

    *

    O ministro Romero Jucá, um dos articuladores do impeachment, caiu na malha fina da PF. Espero que a população que saiu às ruas contra a corrupção agora faça o mesmo contra o governo Temer, que tem vários ministros na berlinda. O presidente interino também deveria dar satisfações sobre as citações de seu nome na Lava Jato. Mas, se a gravação foi feita em março, por que só foi divulgada depois da abertura do processo de impeachment?

    VILMA AMARO (Ribeirão Pires, SP)

    *

    Jucá teve um gesto de grandeza ao se licenciar do cargo de ministro. Ao contrario de outros e outras que ficam nos ministérios para ganhar foro privilegiado, Jucá se afasta em nome do Brasil.

    OTAVIO DE QUEIROZ (São Paulo, SP)

    *

    Para um governo que deveria representar o antigoverno de antes, ter Jucá no ministério, ainda que nada tenha sido provado contra ele, foi um enorme equívoco de Temer. O mesmo vale para a presença de todos os ex-ministros de Dilma.

    PAULO TARSO J SANTOS (São Paulo, SP)

    *

    Jucá, vamos combinar, a melhor coisa a fazer é pegar seu boné e sair de 'fininho'. Contra fatos não há argumentos! Aproveite e leve Renan junto com você. E mais, que ninguém se espante quando for revelado quem teria vazado essa gravação para a mídia. Como se usa dizer, está tudo em casa!

    LUIS FERNANDO SANTOS (Laguna, SC)

    *

    Parece que a Folha continua querendo pôr fogo no Brasil. Durante o desgoverno de Dilma, manteve sempre uma posição de defesa de sua Presidência, apesar de seu péssimo desempenho. Agora, ataca o governo de Michel Temer. A reportagem mais parece nascida de algum marqueteiro do PT e reproduzida pelo jornal. O texto da conversa publicada está seccionado e montado do modo que o jornalista quis. É tudo muito suspeito.

    JOSÉ ROBERTO COSTA LIMA (São Paulo, SP)

    -

    BRASILEIRÃO

    Incrível como, numa segunda-feira após mais uma rodada do Brasileirão em que só o Santos saiu vitorioso, a chamada da "Primeira Página" (23/5) destaca as derrotas do São Paulo e do Corinthians. É bairrista ou não é essa seção?

    JOSÉ ROBERTO CONTE (São Paulo, SP)

    -

    PROTESTOS

    Cem militantes parando o trânsito de São Paulo e incomodando como comichão de pulga. Mas a mídia divulga e a sensação que fica é a de que o povo está contra o governo de Temer. Eu apoio este governo interino, pois estes são os políticos que, até por falta de outra opção e puro instinto de sobrevivência, vão colocar o Brasil nos trilhos novamente. Não tenho dúvida disso!

    MARA MONTEZUMA ASSAF (São Paulo, SP)

    -

    DIPLOMACIA

    O ministro Amorim, no artigo "Guinada à direita no Itamaraty", reforça o título de "anões da diplomacia bolivariana". O não reconhecimento da sua estéril e irreal política de multipolaridade, já que era unipolar, ou seja, sul-sul e alinhada com ditaduras e autocracias bolivarianas e africanas, mostra megalomania e sinais de mau juízo do mundo atual.

    JOSÉ ANTONIO GARBINO (Bauru, SP)

    -

    IMPEACHMENT

    Parabéns ao colunista Sérgio Dávila pelo artigo, que em poucas palavras explicitou a farsa de que o impeachment é um "golpe". O filme sobre o desgoverno Dilma seria uma ficção, mostrando a vítima de um diabólico plano da burguesia para lhe tirar o poder. Certamente a obra seria financiada pela Lei Rouanet, mas seria um fracasso de bilheteria.

    REINNER CARLOS DE OLIVEIRA (Araçatuba, SP)

    -

    TRANSGÊNICOS

    O editorial "Preconceito transgênico" baseia-se em revisão da Academia de Ciências dos Estados Unidos que desconsiderou pelo menos 750 estudos publicados na literatura científica. São pesquisas que levantam evidências de impactos negativos dos transgênicos à saúde e ao meio ambiente e estão organizadas em livro disponível na internet.

    GABRIEL B. FERNANDES (Rio de Janeiro, RJ)

    -

    UBER X TÁXI

    Nos dias de hoje, o motorista que não atestar que usa o melhor caminho com um aplicativo como o Waze já sofre descrédito do consumidor bem informado. Fora isso, o Uber traz soluções não só individuais (com preço e serviço imbatíveis), como para a cidade, com o compartilhamento do carro. Se bem regulamentado, é melhor para todos.

    MATHEUS DUTRA MARTINS (São Paulo, SP)

    -

    CULTURA

    Inicialmente gostaria de parabenizar a Folha pela criação de colunas divulgando eventos culturais sem a avaliação dos jornalistas responsáveis pela matéria. Minha sugestão é que o leitor fosse informado se o evento que o jornal está divulgando recebeu incentivo fiscal.

    MARIA GILKA (São Paulo, SP)

    *

    Manifesto meu total apoio aos artistas de todas às áreas que, democraticamente, manifestaram o repúdio à essa ação de atraso e retrocesso, do presidente interino, Michel Temer, na tentativa autoritária de extinguir o Ministério da Cultura, transformando-o em uma secretaria do Ministério da Educação.

    GILDA POLI, ex-secretária de Cultura do Paraná (Curitiba, PR)

    -

    POLÍCIA BRASILEIRA

    Tem total razão o leitor Paulo Lew. Só faltou dizer que a causa da invasão de atribuição de uma das polícias pela outra decorre da omissão dos Poderes, que até hoje não regulamentaram o parágrafo 7º do artigo 144 da Constituição Federal e o parágrafo 4º do artigo 140 da Constituição de São Paulo. Ambos preveem a organização e o funcionamento de cada órgão, "de maneira a garantir a eficiência de suas atividades". Enquanto isso não for feito, a balbúrdia continuará e a criminalidade crescerá.

    JARIM LOPES ROSEIRA, presidente da International Police Association no Brasil (São Paulo, SP)

    -

    *

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024