• Painel do Leitor

    Sunday, 05-May-2024 19:23:43 -03

    Delação da empreiteira Odebrecht promete fortes emoções, diz leitor

    DE SÃO PAULO

    06/06/2016 02h00

    LAVA JATO

    O aguardado acordo que a empreiteira Odebrecht negocia com a força-tarefa da Lava Jato para uma delação promete forte emoções em breve. Se o presidente da maior empreiteira brasileira resolver contar o que sabe, os grampos de Sérgio Machado serão historinhas de ninar diante das revelações bombásticas. Dependendo da seriedade e das provas apresentadas, poderemos ter eleições muito antes do que imaginamos para a Presidência da República. A grande questão é saber se sobrará algum candidato elegível.

    ANDRÉ PEDRESCHI ALUISI (Rio Claro, SP)

    *

    Vídeo gravado por câmaras de segurança comprova, segundo a Polícia Federal, que o então presidente do PSDB e senador Sérgio Guerra tentou sabotar a CPI da Petrobras em 2009. Delações alegam que Guerra pediu R$ 10 milhões para enterrar a CPI. Corrupção política no Brasil é como sonegação fiscal: é raro o político, empresário ou comerciante que não a pratiquem.

    ANTÔNIO BEETHOVEN DE MELO (São Paulo, SP)

    -

    PORTO DE SANTOS

    Absolutamente inverídica é a reportagem subscrita pelos jornalistas Cátia Seabra, Reynaldo Turollo Jr. e Ricardo Gallo, relativa à contratação de advogado pelo porto de Santos, na parte em que é afirmado que aquele seria parceiro de meu filho. ​Não existe nenhuma parceria de qualquer espécie, inclusive para o exercício da advocacia, no Rio Grande do Sul ou em qualquer outro Estado da federação, de meu filho e advogado Robinson Eliseu Reck Padilha com o advogado Nelson Wilians ou com o escritório de advocacia deste. A inverídica afirmação, que foi publicada sem ouvir meu filho, deverá ser imediatamente reparada.

    ELISEU LEMOS PADILHA, ministro da da Casa Civil (Brasília, DF)

    RESPOSTA DOS JORNALISTAS CATIA SEABRA E REYNALDO TUROLLO JR. - A informação de parceria foi dada pelo próprio advogado Nelson Wilians.

    GOVERNO TEMER

    O novo ministro da Transparência, Controle e Fiscalização, Torquato Jardim, acaba de descobrir a pólvora no Brasil ao fazer tal afirmação. Foi justamente este "novo centrão" citado por ele que articulou contra Dilma e dá sustentação política ao atual governo. É muita hipocrisia, sr. Torquato!

    PAULO SÉRGIO CORDEIRO SANTOS, advogado (Curitiba, PR)

    *

    Discordo da leitora Neli Aparecida de Faria, que cumprimentou o presidente interino por restringir o uso dos aviões da FAB pela presidente afastada Dilma Rousseff. Esse ato de Temer não visa aliviar o já tão combalido bolso do contribuinte brasileiro. É, na verdade, tão somente ditado pela fraqueza, medo e mesquinharia de uma pessoa que conspirou indecentemente contra a presidente do país e agora se vê diante de um quadro nada improvável de que ela possa retornar, visto que Temer está a cada dia mostrando que seu governo veio a nada.

    Mara Chagas (São Paulo, SP)

    REVISTA 'SÃOPAULO'
    Parabéns, gostei do novo layout da revista, ficou melhor. Só não tirem o espaço dedicado aos bichos. É um tema de grande importância para muitas pessoas, pouco abordado em outras publicações.

    RENATA VAN HEESEWIJK (São Paulo, SP)

    MENINO MORTO POR PM

    Secretaria de Segurança Pública que diz ser legítima ação da PM que resultou em morte de criança de dez anos não me representa. Primeiramente, existem meios não letais para bloquear atos de uma criança, transtornada por não ter nem moradia fixa. Além disso, um Estado que não consegue amparar crianças e adolescentes não tem moral para julgá-los.

    FERNANDA DE OLIVEIRA FONSECA (São Paulo, SP)

    *

    Quem matou o menino de dez anos? A mãe que nunca cuidou dele. O resto da família que não assumiu essa responsabilidade. O crime de omissão é dos pais. Fazer cena de mãe extremosa agora? Onde estava ela enquanto ele roubava? Lembrando, ele tinha 10 anos e era responsabilidade da mãe. Não é do policial essa culpa.

    MARCIA HORTA SILVA (Timóteo, SP)

    DIREITOS DAS MULHERES

    Sou delegado de polícia há 22 anos. Desde 1994, sempre observei os recursos, a estrutura e a valorização da Polícia Civil paulista minguarem em progressão geométrica. Diante desta realidade, não apenas mulheres vítimas de estupros mas também homens vítimas de roubos, crianças vítimas de sequestros e a sociedade como um todo, vítima dos mais brutais crimes, continuarão vivendo a tal via-crúcis quando buscarem o amparo do sucateado serviço público de investigação criminal.

    PAULO LEW (São Paulo, SP)

    *

    ILUSTRÍSSIMA

    Claro, preciso, contundente. Faltam adjetivos para definir o brilhante artigo dos não menos brilhantes Marcos Lisboa e Samuel Pessôa. Vale a pena emoldurá-lo e fixá-lo na parede, de preferência dos gabinetes de nossos congressistas.

    JOEL NICOLAU RODRIGUES (Belo Horizonte, MG)

    COLUNISTAS

    Excelente a coluna de Angela Alonso. Raciocínio claro e conhecimento do assunto, narra com precisão a condição inferiorizada da mulher, na visão patriarcal. Discordo porém, fortemente, da afirmação no fina: as panelas não foram contra uma mulher, elas já foram batidas contra um homem também, Lula. A meu ver, não se trata de uma condição de gênero apenas, e sim da abissal incompetência com que Dilma tentou gerenciar um cargo que estava muito além de suas capacidades. Pena que isso aconteceu na gestão de uma mulher.

    SYLVIA LOEB, psicanalista (São Paulo, SP)

    *

    Pela tricentésima vez, agora na coluna de Bernardo Mello Franco, leio a reclamação de que o ministério de Temer não inclui negros, japoneses, mulheres, anões etc. Gostaria de saber: vamos escolher um representante de cada grupo e colocar lá? Ou os ministros são escolhidos por eficiência, conhecimento e confiança do presidente? Aliás, ninguém ainda falou dos homossexuais. Isso não é preconceito?

    LUIZ CARLOS S. DE MACEDO, (São Paulo, SP)

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024