• Painel do Leitor

    Sunday, 28-Apr-2024 07:39:53 -03

    Leitor critica Donald Trump e diz que xenofobia não é a solução

    14/06/2016 02h00

    ATENTADO NOS EUA

    Donald Trump dá um tiro no pé ao reiterar suas convicções islamofóbicas após o sangrento atentado em Orlando. Trump insiste em induzir o povo americano a acreditar que o combate eficaz ao terrorismo passa necessariamente pela xenofobia. Tolice fascistoide rasteira que o eleitorado saberá reconhecer.

    LUCIANO HARARY (São Paulo, SP)

    *

    O atentado em Orlando é o resultado de uma sociedade cada vez mais doente. Vimos nesse caso a homofobia, o fanatismo religioso e a facilidade em adquirir uma arma nos Estados Unidos. Os EUA irão escolher o próximo presidente, e Donald Trump representa bem essa onda conservadora que defende, entre outras plataformas, o uso de armas livremente e a discriminação contra minorias. Cabe ao eleitor decidir se quer curar essa doença chamada intolerância ou aceitá-la e banalizar a violência de vez.

    ANDRÉ PEDRESCHI ALUISI (Rio Claro, SP)

    -

    OPERAÇÃO LAVA JATO

    Querem tirar seu discurso de combate a corrupção do vazio? Então deixem que Eduardo Cunha saia e leve com ele os outros também! É simples assim!

    RAFAEL DE MEDEIROS VASCONCELOS (Petrópolis, RJ)

    *

    Fiquei estarrecido em saber que o Brasil pretende construir submarinos nucleares. Um país quebrado, envolvido no maior esquema de corrupção do mundo e sem problemas de fronteiras quer submarino nuclear para quê? Para gerar mais corrupção? Basta ver a empresa envolvida no projeto e construção do dito submarino: Odebrecht. Este país é realmente um espanto ("Submarino nuclear traz novas suspeitas", "Poder", 13/6)!

    LUDOVICO POCKEL (São José do Rio Preto, SP)

    *

    A ignorância do eleitorado brasileiro é o pilar de sustentação dos políticos populistas e corruptos do país.

    JOSÉ AMORA MOREIRA (Uberaba, MG)

    *

    Apesar de contar com o apoio de 2 milhões de brasileiros, o projeto de lei de iniciativa popular "10 Medidas Contra a Corrupção" encontra-se parado na Câmara de Deputados. Sugiro que a Folha faça um levantamento do posicionamento dos deputados e senadores quanto a esse projeto de lei, nos moldes do que fez para o impeachment, e informe à sociedade brasileira. Quem é a favor? Quem é contra? Quem não se definiu? Quem não quis responder?

    MARCOS ALMEIDA PRADO LEFEVRE (Curitiba, PR)

    -

    BLOGS

    A respeito do artigo "Golpe contra liberdade de imprensa", do jornalista Breno Altman, pergunto: por que blogs de internet, seja lá qual for a orientação política ou ideológica, precisam ser sustentados por dinheiro público? O que os impede de sair em busca de outros patrocinadores e anunciantes? Está mais do que na hora de todos eles abrirem mão da mesada pública, arregaçar as mangas e sobreviver por conta própria.

    MARIA THEREZA MARTINS (São Paulo, SP)

    *

    O pior dos atentados à democracia é o que ocorre de forma sutil, construído na surdina. Breno Altman nos alerta sobre o que está acontecendo com a privação da plena liberdade de expressão, lenta, mas de forma constante e eficiente. Muitos dos comentários ao artigo são de chacota, reforçando que a tese do blogueiro está correta. Tristes tópicos em pauta, parodiando o filósofo.

    ADILSON ROBERTO GONÇALVES (Campinas, SP)

    -

    'CULTURA DO ESTUPRO'

    Para não ofender, direi apenas que Reinaldo Azevedo, em sua réplica à ombudsman, praticou uma inversão de juízos. Logo ele, o mais grosseiro e intolerante dos colunistas da Folha, acusar quem quer que seja com tais adjetivos. É, no mínimo, uma piada.

    JOSÉ PAULO SCHNEIDER (Rio de Janeiro, RJ)

    -

    FÓRMULA 1

    Incrível. Nenhuma palavra sobre a fórmula 1 nesta segunda-feira (13) na Folha. Essa é mais uma razão para abandonarmos efetivamente a versão impressa dos jornais.

    LUIZ ANTÔNIO PEREIRA DE SOUZA (São Paulo, SP)

    -

    COPA AMÉRICA

    Jogando o futebol medíocre que já se tornou uma característica de nossa seleção, o time brasileiro perdeu mais uma e está fora da Copa América. Tomou um gol feito com a ajuda da mão do adversário e nossa mídia corporativista, subserviente aos grandes patrocinadores, está reclamando muito e à toa. Se a seleção tivesse jogado bem, não teria perdido.

    TOMAZ DE AQUINO DOS SANTOS (Piracicaba, SP)

    *

    E agora, quem acredita no técnico Dunga? Quem foi que o colocou lá?

    JOSÉ MARIA ALVES DA SILVA (Viçosa, MG)

    *

    Não há discussão sobre o escandaloso gol de braço feito pelo boleiro peruano, causador da derrota e eliminação da seleção brasileira da Copa América. Decepção total!

    LAÉRCIO ZANINI (São Paulo, SP)

    -

    COLUNISTAS

    Como umbandista e conhecedor do enorme preconceito que vêm sofrendo as religiões de matrizes africanas, como o candomblé e a umbanda, é alentador quando um estudante e profundo conhecedor da religiões (Luiz Felipe Pondé ) cita com conhecimento a atuação do guia de umbanda Exu.

    MARCOS BARBOSA (Casa Branca, SP)

    *

    Eu leio com muito gosto os colunistas do jornal, aprecio as opiniões diversas. Mas, infelizmente, o texto "A condição do gosto", do filósofo Luiz Felipe Pondé, é extremamente confuso e não contribuiu em nada com o tema.

    FELIPE LUIZ GOMES E SILVA (São Carlos, SP)

    *

    Engraçado como entre as coisas ruins do mundo elencadas por Gregório Duvivier em sua coluna constem Bolsonaro, Trump e Temer, mas não Dilma ou algum "progressista" envolvido na Lava Jato.

    BENI SUTIAK (São Paulo, SP)

    -

    CORREIOS

    Sobre a coluna "Nova governança", Esclarecermos que em nossa gestão os Correios continuaram admirados – a Folha nos concedeu em 2014 e 2015 o prêmio Top of Mind na categoria Serviço de Entrega de Encomendas. Pesquisa divulgada em 2015 apontou 98% de satisfação ou muita satisfação com atendimento em agência e 96% com entrega em domicílio. Os mais de 400 cargos de confiança eram ocupados por pessoal de carreira; a diretoria, como na gestão PSDB, era de livre nomeação. Aprovamos novo estatuto para o Postalis, com melhoria como a eleição de diretores.

    WAGNER PINHEIRO DE OLIVEIRA, ex-presidente dos Correios (Rio de Janeiro, RJ)

    -

    GREVE NA USP

    O mantra da eficiência esconde que, na sociedade, há uma grande disputa sobre o que é "necessário". O artigo de Samuel Pessôa é só uma variação do mesmo tema. Há anos o colunista defende cobrança de mensalidades, loteamento de espaços físicos, redução das pesquisas a venda de serviços etc. A novidade é que agora ele coloca a culpa na "crise". Ora, a USP só está em crise porque há décadas o compromisso do governo estadual com ela tem sido nulo!

    CÉSAR MINTO, professor e presidente da Associação de Docentes da USP (São Paulo, SP)

    -

    *

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024