-
-
Painel do Leitor
Wednesday, 27-Nov-2024 18:46:13 -03Prender petistas não basta, diz leitor
24/06/2016 02h00
OPERAÇÃO LAVA JATO
A sociedade brasileira está apostando na Lava Jato. As prisões do pessoal do PT são bem-vindas, mas não bastam. Espera-se que o STF acorde e pare de se acovardar, mandando a gangue dos outros partidos para a prisão.
JOSÉ CARLOS DE O. FERREIRA (Salvador, BA)
*
Gleisi Hoffmann, assim como Lula, não sabia de nada?
ARTHUR MONDIN (Guarapuava, PR)
*
Se as leis são as mesmas e todos são iguais, a pergunta que não pode calar é a seguinte: por que têm ocorrido prisões determinadas pela Justiça Federal e nenhuma pelo STF?
OTAVIO DE QUEIROZ (São Paulo, SP)
*
A comparação entre a Inquisição e a Lava Jato, feita por Alberto Toron, é exagerada. Enquanto na primeira se confessava para não ir para a fogueira, na segunda delata-se para obter o benefício da prisão domiciliar, geralmente em belas mansões adquiridas com dinheiro ilícito.
JOSÉ MARCOS THALENBERG (São Paulo, SP)
*
Na mesma ocasião em que Janio de Freitas aponta com precisão os equívocos da Lava Jato, somos lembrados da impunidade de Eduardo Cunha e da falta de esclarecimentos e empenho na investigação das mortes de PC Farias e Eduardo Campos, além de sermos informados da prisão do ex-ministro Paulo Bernardo. Esses fatos ampliam a razão do articulista em relação às arbitrariedades no Paraná.
ALFREDO STERNHEIM, cineasta (São Paulo, SP)
*
Grande coisa Eduardo Cunha se tornar réu no STF pela segunda vez. Seu colega Renan Calheiros tem nove inquéritos em andamento e os ministros nada decidem.
MÁRCIO M. LEONEL (São Paulo, SP)
*
Honesta ou alheia: qual seria o adjetivo correto para uma presidente que não percebia a corrupção ao seu redor? E o que pensar das testemunhas de defesa de Dilma Rousseff, todas com seus papéis bem decorados, mostrando ser impossível que algum ato presidencial pudesse contrariar a lei?
ENI MARIA MARTIN DE CARVALHO (Botucatu, SP)
-
IMPUNIDADE
Livianu nos avisa que, caso o STF restabeleça o direito à impunidade, devemos exercer o nosso direito à indignação, talvez um dos poucos que ainda nos restam para constranger os ministros a fazer a coisa certa. Roubar e matar viraram coisas triviais, ninguém vai para a cadeia. Isso gera um clima de fragilidade, insegurança e revolta, que põe em xeque o próprio conceito de Estado democrático de Direito.
PATRICIA NOGUEIRA (Brasília, DF)
-
CRISE ECONÔMICA
Em "Feijão ostentação", faltou abordar o fato de o Brasil ser o país do agronegócio. Os grandes proprietários de terras não estão preocupados com o abastecimento do mercado interno e não existe responsabilidade alguma com a questão da fome. A função social da terra não está sendo cumprida. A reforma agrária é urgente. Falta financiamento aos pequenos agricultores e à agricultura familiar. A bancada ruralista continua criando leis que privilegiam a elite rural conservadora.
ROBERTO GOMES DA SILVA FILHO, professor da USP (São Paulo, SP)
*
Lendo a coluna de Aécio Neves, achei patente a falta de compromisso com a verdade do articulista ao apresentar a proposta de instituir um teto para os gastos públicos como se fosse um debate inédito. O "remédio" da austeridade — que põe nas costas dos mais pobres o peso da crise econômica — é conhecido no Brasil e no exterior, haja vista o exemplo da Grécia. Fato é que, por trás de uma linguagem rebuscada, está um programa inviável de implementar democraticamente, seja por sua ineficiência, seja por sua impopularidade.
GABRIEL BERÉ MOTTA, estudante (São Paulo, SP)
-
MORTE DA ONÇA JUMA
Revoltado com o sacrifício cruel e injustificado da onça Juma, que acompanhou a festa de revezamento da tocha olímpica no Amazonas, proponho que o animal, um dos símbolos do Brasil, seja homenageado na cerimônia de abertura da Olimpíada do Rio.
ARSONVAL M. MUNIZ, advogado (São Paulo, SP)
-
GONZAGUINHA
Após reportagem da Folha, acompanhei no canal Brasil programa da MPB sobre o astro Gonzaguinha. Com tanta chatice nas TVs aberta e fechada, até que enfim um programa de encher os olhos de alegria.
VALTER REIS (São Paulo, SP)
-
COLUNISTAS
Excelente ilustração de Mariza Dias Costa sobre estupro. A grande maioria vai direito ao texto, ainda mais sendo de Contardo Calligaris, mas Mariza está de parabéns. Grande artista plástica!
JOSÉ ANTONIO GARBINO, médico (Bauru, SP)
*
Francisco Daudt, na sua coluna "Independência e autonomia", oferece-nos um texto maravilhoso. É claro e didático e, a meu ver, confirma a colocação do neurocientista Ivan Izquierdo de que a psicanálise é um exercício estético, o que em filosofia significa a busca do conhecimento sensível. Para ler e guardar.
JUSSARA HELENA BELTRESCHI (Ribeirão Preto, SP)
-
CADERNOS REGIONAIS
Não gostei de terem tirado os cadernos regionais. Neles eu me informava sobre a minha região, cultura, cinemas etc. Gostaria imensamente que voltassem a publicá-los.
JANETE PAULA CHIARI (Sertãozinho, SP)
-
PARTICIPAÇÃO
Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br
Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br
Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.brPublicidade -