-
-
Painel do Leitor
Wednesday, 27-Nov-2024 17:44:04 -03Temer corre risco de levar grande vaia na abertura da Olimpíada, diz leitor
05/07/2016 02h00
OPERAÇÃO LAVA JATO
Ou Temer para de proteger Eduardo Cunha e outros corruptos ou tomará uma vaia tão grande na abertura da Olimpíada que fará a vaia a Dilma na Copa parecer um assobio. O mundo verá o brasileiro como quem combate a corrupção ou como quem aplaude corruptos.
RAFAEL M. VASCONCELOS (Petrópolis, RJ)
*
Pelo que se lê, o imbatível Eduardo Cunha seria o Al Capone do nosso Brasil. Resta saber se haverá um delegado justiceiro capaz de, um dia, prendê-lo.
LUIZ ERNESTO KAWALL (São Paulo, SP)
*
A Lava Jato está muito fértil, guarda em seu laboratório muita semente pronta para germinar. Tem bastante "gente boa", que ainda não foi citada, sabendo que seu dia chegará. Acorda de manhã e, antes de qualquer ato, corre à janela para conferir se lá está o emblemático japonês. Vamos torcer e esperar
AGOSTINHO BACON (Cornélio Procópio, PR)
*
Sobre Aécio Neves, é revoltante ver uma pessoa atolada até o pescoço em denúncias de corrupção tecer considerações sobre ética, defesa dos oprimidos e democracia.
ANTONIO CARLOS PACHECO (Curitiba, PR)
-
IMPEACHMENT
O ex-ministro José Eduardo Cardozo não deveria se surpreender com piruetas de oponentes do governo que defende e do qual participou. Talvez esteja desinformado ou prefira não ver as consequências do governo Dilma para o brasileiro comum: muitos estão rebolando para ganhar uns trocados. Vamos todos tateando em busca de dias melhores.SERGIO HOLL LARA (Indaiatuba, SP)
*
Será que eu li errado? Alguns leitores leram o artigo de Elio Gaspari como pintando Dilma Rousseff como inocente. Eu o li como uma coluna que a descreve como inepta, com o que concordo totalmente. O colunista não discutiu a política de seu partido, mas apenas a incapacidade da presidente em honrar compromissos e assumir responsabilidades. Aproveito essa carta para também cumprimentá-lo pela graça com que ignorou os comentários ininteligíveis de Reinaldo Azevedo.
LUIZ DANIEL DE CAMPOS (São Paulo, SP)
-
LIBERALISMO
Embora acerte ao dizer que pensadores liberais brasileiros se preocuparam com a questão educacional, Samuel Pessôa erra ao supor que "os economistas heterodoxos ou estruturalistas nunca conseguiram enxergar nenhum papel da educação para o desenvolvimento econômico". Dois contraexemplos: Roberto Simonsen, com a fundação da Escola Livre de Sociologia e Política de São Paulo, e Celso Furtado, que, no âmbito da Sudene, formulou uma proposta de planejamento econômico que incluía a educação.LUIZ FELIPE BRUZZI CURI (Stuttgart, Alemanha)
*
O artigo de Celso Rocha de Barros na "Ilustríssima" pode ser resumido a um chamado do autor aos intelectuais petistas para que abandonem suas crenças econômicas mofadas.
RAFAEL ALBERTI CESA (Caxias do Sul, RS)
-
CINEMA
Parabéns à Folha pelas criticas de filmes na TV. O crítico Thales de Menezes tem demonstrado que entende de cinema e também tem consciência de sua limitação de espaço. Por isso, além de muito competente, é também muito objetivo.ADEMAR F. MAIA (São Paulo, SP)
-
PASSAPORTES
Se, assim como o Ministério da Justiça, através do Departamento de Polícia Federal, o INSS instituísse uma taxa extra de urgência para agilizar seus agendamentos e prazos de concessão, de uma tacada só poderiam ser resolvidos os problemas do deficit da Previdência e dos prazos absurdos oferecidos pela autarquia.PAULO EDUARDO DA COSTA MANSO (São Paulo, SP)
-
INDÚSTRIA
A revisão das políticas de incentivo à produção industrial, abordada no editorial "Fechado e ineficiente", deve ser feita também pelos governos estaduais. O governo de Minas abre mão de cerca de R$ 12 bilhões anualmente com desonerações fiscais para grandes empresas, muitas vezes sem que haja retorno social. Perdem as classes de menor poder aquisitivo, que, privadas desses recursos, que poderiam ir para a saúde e para a educação, são obrigadas a arcar com a maior parte da carga tributária do país.LINDOLFO FERNANDES DE CASTRO, presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG)
-
ELIE WIESEL
A morte de Elie Wiesel aumenta a nossa responsabilidade de contar e recontar a história do Holocausto. Somente assim continuaremos dando a nossa contribuição para que esse horror não se repita contra os judeus ou contra qualquer outro povo.MICHEL SCHLESINGER, rabino da Congregação Israelita Paulista e representante da Confederação Israelita do Brasil para o Diálogo Inter-religioso (São Paulo, SP)
-
MINHOCÃO
A Alemanha tem alguma rua com o nome de Adolf Hitler, por acaso? Costa e Silva foi um dos artífices do golpe de 64, que derrubou o presidente João Goulart, constituído legalmente. Uma ditadura de 21 anos se seguiu com o fim da liberdade de imprensa, das liberdades civis, da transparência com o dinheiro público. Costa e Silva editou o AI-5: a tortura e os assassinatos de opositores tornaram-se rotina. Ditaduras são deploráveis. Propus a retirada da homenagem a um ditador.ELISEU GABRIEL, vereador (PSB-SP) (São Paulo, SP)
-
SEGURANÇA PÚBLICA
Independentemente da Olimpíada, o que esperam nossos dirigentes para baixar um decreto de caráter emergencial, abrangente, implacável, inegociável, capaz de conter a violência generalizada que assola o país?
RICARDO C. SIQUEIRA (Niterói, RJ)
*
Sobre a carta "Violência", a SSP informa que São Paulo é o Estado que mais investe em segurança pública, com gastos em treinamento, inteligência e equipamentos para reduzir a criminalidade. Em 2016, foram empossados 2.658 soldados e 1.040 policiais civis e técnico-científicos. Desde 2011, foram contratados 21.593 policiais militares, 2.964 policiais civis e 420 policiais técnico-científicos. Segundo a última pesquisa "Perfil das Instituições de Segurança Pública", do Ministério da Justiça, SP tem a 7ª melhor remuneração do país.
MARCO NASCIMENTO, diretor-executivo de comunicação da assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública (São Paulo, SP)
-
PARTICIPAÇÃO
Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br
Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br
Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.brPublicidade -