• Painel do Leitor

    Thursday, 28-Mar-2024 23:30:39 -03

    Leitores dizem estar desanimados após resultados de pesquisas

    18/07/2016 02h00

    Datafolha

    Não consigo conceber o que nos mostram as pesquisas eleitorais. Primeiro ouço que Celso Russomanno lidera a disputa para a prefeitura. Depois, que Lula está em primeiro lugar para as eleições presidenciais de 2018. Mas o que está havendo? A sociedade alienou-se ou, melhor dizendo, continua alienada? Russomanno é um simulacro de código de defesa do consumidor e acabou aí. E Lula como líder, depois que tudo que a Lava Jato mostrou?

    Andrea Metne Arnaut (São Paulo, SP)

    *

    A pesquisa do Datafolha veio em boa hora, para tirar a dúvida de qualquer senador da República sobre o seu voto. Se quiser ir contra os anseios da população é só votar contra o impeachment. Se quiser o bem do Brasil, tem de votar a favor do impedimento. Será a escolha da volta ao caos ou não.

    Reinner Carlos de Oliveira (Araçatuba, SP)

    *

    As pesquisas de intenções de votos divulgadas pelo Datafolha neste domingo (17) mostram que o Brasil tem sempre os mesmos candidatos e, infelizmente, os mesmos eleitores. Parece que andamos muito para voltar ao mesmo lugar.

    Carlos Gaspar (São Paulo, SP)

    -

    Economia

    Após ler o excelente artigo de Samuel Pessôa e Marcos Lisboa na Ilustríssima ("A esquerda, a direita e a economia", 18/7), pergunto-me como a escola econômica heterodoxa consegue ter tantos seguidores. É uma escola que notabiliza-se pelo desprezo puro por evidências e fatos, que baseia suas propostas na crença de que a conclusão desejada se atingirá única e exclusivamente pela vontade de lá se chegar.

    Luiz Daniel de Campos (São Paulo, SP)

    *

    Li o artigo "Por um Estado mais eficiente, de Vladimir Kuhl Teles. É claro que há e sempre haverá funcionários ineficientes ou corruptos, mas eles representam pequena minoria e não são a causa da ineficiência do serviço público. A causa está no grande número de pessoas sem qualificação nomeadas por políticos para cargos de direção e assessoria.

    Ondina do Nascimento Costa Leite (São Paulo, SP)

    *

    A matéria "Governo quer mudar regras de comitê gestor da internet, nos traz esperança de que o governo analise criteriosamente as concessões da telefonia e acabe com tantos absurdos cometidos pelas teles. A maioria do povo não tem condições de entender as propostas feitas por telefone, diariamente pelas operadoras que oferecem promoções, ou perceber que os contratos foram alterados.

    José Batista Ferreira (Ribeirão Preto, SP)

    -

    Colunistas

    Digo ao Ricardo Semler a motivação na Paulista pode não ser hipocrisia ou inocência ("Explique aí, doutor Freud", "Opinião", 17/7). Talvez sejam brasileiros cansados da manutenção de abastada e cada vez mais numerosa corte, com seus enormes privilégios. Pessoas que querem viver, não apenas sobreviver.

    Carlos Alberto Duarte Novaes (Mogi das Cruzes, SP)

    *

    A leitura dos textos de Ricardo Semler Bernardo Mello Franco mais novidades e novos pontos de vista para o estudo da questão política brasileira. Semler lembra que a corrupção era muito grande nos anos 70. Não acredito em uma mudança, creio que Temer e Calheiros estão apenas acomodando a situação para a manutenção do status quo.

    José Alencar Galvão de França (São Paulo, SP)

    *

    Ferreira Gullar deveria se abster de produzir textos políticos. Quando comete esse desatino, acontece um desastre. Ele que se mantenha no seu campo, o da poesia e será apreciado pelos seus seguidores.

    Antonio Carlos Pacheco (Curitiba, PR)

    *

    Ao folhear a edição de domingo (17) da Folha, deparo-me com texto extremamente lúcido do poeta Ferreira Gular, escondido em Ilustrada. Evidentemente que Gullar ocupa esse espaço pelo fato de sua atuação estar vinculada à cultura. Mas deveria ter sido publicado no caderno destinado à opinião e à política, pela grande quantidade de verdades ditas sobre o atual momento do país.

    Antonio Carlos Teixeira (Brasília, DF)

    Olimpíada

    Infelizmente o Brasil deixará de contar na sua plêiade de nadadores do excelente Cesar Cielo. Nós, seus torcedores, torcemos para que ele continue a nadar e treinar para o Mundial de Budapeste na Hungria, e seja o vencedor que o Brasil jamais esquecerá.

    DOUGLAS JORGE(São Paulo, SP)

    *

    Crer que a segurança implantada no Rio para prevenir atentado durante a Olimpíada seja eficiente é ser otimista ou ingênuo. Se passarmos incólumes, mereceremos medalha não de ouro, mas de um santo.

    Claudio Juchem (São Paulo, SP)

    CPTM

    Lamentavelmente, a manchete da Folha induz seu leitor a acreditar que uma iniciativa que visa democratizar o acesso aos bens culturais, por meio do transporte público, seja um projeto de segregação. Assim como acontece nos mais modernos centros culturais do mundo, o estudo preliminar indica que é possível oferecer ao usuário da CPTM acesso mais rápido, seguro e confortável à Sala São Paulo e a outros espaços culturais do entorno, como a Escola de Música Tom Jobim, a Estação Pinacoteca, o Memorial da Resistência e o Sesc Bom Retiro. Ainda não há nem projeto básico sobre esta possível intervenção, que tem o objetivo de permitir que os usuários de trem também acessem os bens culturais com a mesma facilidade daqueles que usam transporte individual.

    Sérgio de Carvalho Jr., gerente de relacionamento da CPTM (São Paulo)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024