• Painel do Leitor

    Sunday, 28-Apr-2024 20:40:32 -03

    Entrevista de presidente da Petrobras deixa claro o crime ocorrido, diz leitor

    19/07/2016 02h00

    Fabio Braga/Folhapress
    SAO PAULO, SP, BRASIL, 15-07-2016: Exclusiva com Pedro Parente, Presidente da Petrobras. (Foto: Fabio Braga/Folhapress, MERCADO)***EXCLUSIVO***.
    Pedro Parente, presidente da Petrobras

    Corrupção

    Lendo a entrevista de Pedro Parente, percebe-se com mais clareza o tamanho do crime cometido contra esse patrimônio público brasileiro que é a Petrobras. Fôssemos um país mais sério, e toda a cadeia decisória (chegando aos chefes de governo, responsáveis últimos pela administração federal, da qual a empresa é parte) já estaria respondendo no mínimo por gestão temerária. Lamentável.


    ALEXANDRE EFFORI DE MELLO (Rio de Janeiro, RJ)

    *

    Esta Folha tem publicado cartas de leitores minimizando a influência de Lula e Dilma no combate à corrupção, sob a alegação da autonomia do Ministério Público, algo que é garantido pela Constituição. Em termos. Os missivistas não explicam por que não se vê tanta liberdade assim nos MPs estaduais –notadamente em São Paulo. E quanto ao "engavetador-geral" dos oito anos de FHC, o que dizer?


    SIDNEI JOSÉ DE BRITO (São Paulo, SP)

    *

    Como, segundo o articulista Vinicius Mota, os adeptos do "rouba, mas distribui" são minoritários, infelizmente vamos continuar com "rouba, mas faz", ou, pior que isso, acho que vamos continuar com o "rouba, mas não faz". Triste Brasil.


    LUIZ FERNANDO SCHMIDT (Goiânia, GO)

    *

    Nas décadas de 1980 e 1990, Ricardo Semler tinha a admiração de toda a minha geração, formada então por jovens em início de vida economicamente ativa. Essa admiração aumenta ainda mais nos dias atuais. Como sempre, Semler mantém sua posição com base em seus firmes princípios, ainda que suas convicções estejam na contramão de seus pares, sejam eles políticos ou empresários. O artigo da edição de domingo merece ser lido e relido.


    JOSÉ PAULO MORELLI, advogado (Jaú, SP)

    -

    Aposentadoria

    Sou a favor da aposentadoria com mais idade, mas haverá emprego para pessoas mais velhas? Digam onde existe emprego para pessoas acima de 50 anos! Como se aposentar acima dos 60, se não existe emprego para pessoas acima de 50?


    ANGELO MENEZES (Santos, SP)

    -

    Política econômica

    Mesmo considerada a explicação sobre as divergências metodológicas entre economistas tradicionais e economistas heterodoxos, o artigo "As razões da divergência" não esclarece se a política heterodoxa, apesar de todos os efeitos negativos que causou, contribuiu ou não para uma maior igualdade na distribuição de renda, mesmo à custa de sacrificar o crescimento da economia. Afinal, como os próprios autores esclarecem, a escolha entre crescimento e igualdade é uma questão de juízo de valor.


    ALEX STRUM, engenheiro (São Paulo, SP)

    -

    Terrorismo

    Parabéns à Folha pela publicação da reportagem de Patrícia Campos Mello. Afasta-se da parcialidade do jornalismo internacional, mostra o outro lado, ajuda a compreender o terrorismo e embasa a neutralidade que o Brasil deve manter nessa questão. Já temos problemas em demasia. Não temos que nos meter em situações criadas por outros. Eles que as resolvam.


    AFRANIO BORGES DE FREITAS (Ribeirão Preto, SP)

    -

    Venezuela

    É uma tristeza o que se está vendo na Venezuela. Outrora próspera, agora sua população tem que cruzar a fronteira com a Colômbia para comprar comida. Esse é o modelo que nossos fanáticos desejam implantar no Brasil? Que a ignorância da população não retorne à desgraça da qual estamos por ora liberados.


    RODRIGO D'EÇA NEVES (Florianópolis, SC)

    -

    Colunistas

    Excelente e muito bem escrita a coluna de Luiz Felipe Pondé. Seria ótimo se todos refletissem sobre ela. Quanta ilusão há neste poder de controlar as coisas. Parabéns, Pondé, e parabéns à Folha por ter um cronista tão bom.


    DULCE DE CASTRO MENEZES COSTA (São José dos Campos, SP)

    *

    Não pensei que um dia fosse elogiar uma coluna de Gregorio Duvivier. Mas o texto "O relacionamento aberto" é tão leve, bem escrito e pertinente que o coloco no mesmo nível de qualidade de outras colunas brilhantes da Folha, como costumam ser, respeitando suas características, as de Ruy Castro ou de Demétrio Magnoli, por exemplo. Onde se escondia este cronista sensível e apolítico? Tudo passa nesta vida. Ainda bem.


    EDGARD SOARES (São Paulo, SP)

    -

    Educação

    Deixa a desejar o artigo de Alexandre Schneider sobre as mazelas do ensino "oferecido" a nossas crianças marginalizadas. O texto não afirma de modo inequívoco que o ensino básico deve ser público, gratuito, em tempo integral, de qualidade e com professores bem pagos. O ensino básico não pode estar entregue a câmaras de vereadores. E que o autor se lembre da escola pública do tempo de seus avós. Esse é o exemplo a seguir. O resto é conversa pra boi (gordo) dormir, música aos ouvidos dos donos do ensino privado e lucrativo.


    LUIZ ANTONIO DE CASTRO SANTOS (Porto Seguro, BA)

    -

    Faróis nas rodovias

    Saí de São Paulo nesta segunda (18) pela manhã pela rodovia Raposo Tavares e não vi nenhuma sinalização que informasse ao motorista que deveria acender os faróis do veículo. Como a lei foi aprovada há pouco, o assunto deveria ser exaustivamente divulgado, com policiais nas estradas orientando os motoristas, mas não foi isso o que vi. Apenas começaram a multar. Está certo isso?


    GILBERTO ASSAD (São Paulo, SP)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024