• Painel do Leitor

    Thursday, 28-Mar-2024 22:59:35 -03

    Leitor compara ação contra terrorismo ao combate à criminalidade no país

    23/07/2016 02h00

    TERRORISMO

    Infelizmente alguns professores de direito e defensores da liberdade de expressão caracterizam as prisões como excessivas e de caráter midiático. As atividades terroristas acontecem quando menos se espera, como vimos na França e em outros lugares do mundo. Qualquer ato suspeito e de apologia ao EI deve ser eliminado e combatido na origem. Ou esses senhores acham que comemorar os atentados recentes é algo normal?

    CLÁUDIO FERRO (São Paulo, SP)

    *

    Se as ações do governo para prevenir um possível ataque terrorista nos Jogos Olímpicos do Rio estão sendo eficazes não sabemos ao certo. Tomara que sim. O que é certo é que, se as autoridades agissem com o mesmo empenho, preocupação e esmero para combater o crime comum e o organizado, a criminalidade em todo o país seria menor e, consequentemente, a população se sentiria mais segura. Segurança pública passa necessariamente por vontade política.

    LUCIANO HARARY (São Paulo, SP)

    -

    OPERAÇÃO LAVA JATO

    Depois de maciça propaganda enganosa alardeando o mantra de uma Dilma Rousseff particularmente honesta, correta e "republicana", a notícia da delação de João Santana deveria merecer manchetes garrafais para alertar os leitores sobre o tamanho da mentira que, até então, estava sendo divulgada aos quatro ventos.

    LUÍS ROBERTO NUNES FERREIRA (Guarujá, SP)

    *

    Mais um "não sei de nada" acaba de surgir no lamentável panorama da corrupção no Brasil. O de agora parte da presidente afastada, Dilma Roussef, ao negar que autorizou qualquer pagamento de caixa 2 para saldar dívida de sua campanha presidencial de 2010, conforme mencionado em recente depoimento do ex-marqueteiro João Santana. Até quando teremos o desprazer de ter que receber notícias insólitas como essas e, pior, de sermos obrigados a ouvir desmentidos pouco convincentes por parte dos citados?

    PAULO ROBERTO GOTAÇ (Rio de Janeiro, RJ)

    *

    João Santana precisa provar que a fila da sonegação vai de Manaus a Brasília. Não pode sair por aí acusando todo mundo para tentar se livrar da cadeia.

    PAULO TARSO J. SANTOS (São Paulo, SP)

    *

    Lula teria "obstruído" a Justiça. Mas o que fez Romero Jucá com a vasta conspiração para depor a presidente e parar a Lava Jato? Este país é uma piada.

    FRANCISCO RAMOS (Brasília, DF)

    -

    GOVERNO TEMER

    Excesso de medidas provisórias, negociação fisiológica de cargos públicos, assinatura de decretos suplementares, nomeação de pessoas com problemas na Justiça, falta de apoio do eleitorado. Essas são características do governo Dilma? Não, são do governo Temer.

    LICA CINTRA (São Paulo, SP)

    -

    PUBLICIDADE

    Nizan Guanaes fala sobre figurões oitentistas da publicidade e musiquinhas grudentas. Mas e se a marca não tem uma verba mensal de oito dígitos? Como convencer os millenials de que a publicidade tradicional funciona? Pergunte a qualquer pessoa de 20 anos se assiste à TV! Precisamos entender que muitos de nós passamos mais tempo jogando Pokemon Go do que nas timelines da vida. Se você quer saber o que é conteúdo e o que vende, viraliza e conquista jovens corações e mentes, pergunta lá na Netflix.

    RENATO SCHOUCHANA, sócio-diretor de criação da fri.to (São Paulo, SP)

    -

    EDUCAÇÃO

    Não entendi o que Bernardo Guimarães chama de "ladainhas" das aulas de história e geografia. Seria a tentativa de dar uma face mais humana às decisões político-econômicas? Sob um ponto de vista estritamente econômico, crescimento com justiça social jamais será a opção mais rentável, o que não significa que não seja, para aqueles que não têm o lucro como objetivo único na vida, a opção mais desejável.

    LEANDRO VEIGA DAINESI (Lorena, SP)

    -

    COLUNISTAS

    Sou admirador de Ruy Castro, cujas crônicas sempre deliciosas me remetem aos melhores momentos de nosso cotidiano. Ao ler "Argolinhas nos tornozelos", vejo que Ruy está cada vez mais mordaz. Tornou-se um continuador de Stanislaw (o Ponte Preta) e de outro inesquecível escritor, Millôr. Parabéns à Folha por reunir o que há de melhor na escrita diária de nosso claudicante Brasil. E um abração no Macaco Simão!

    FRANCISCO F. RODRIGUES (Rio de Janeiro, RJ)

    *

    Ruy Castro, apesar de ter sido irônico, deu uma excelente sugestão em sua coluna. Antes da posse, todos os representantes do Legislativo, mesmo os reeleitos, deveriam fazer um curso intensivo de ética, moral e noções de administração pública.

    RADOICO CÂMARA GUIMARÃES (São Paulo, SP)

    -

    HORÓSCOPO

    Tenho lido muitas críticas à nova astróloga do caderno "Ilustrada", Maína Mello. Diferentemente do que vi em todos esses comentários, estou adorando as previsões e a forma da nova colunista expressar o que os astros têm a nos dizer. A vida é feita de mudanças e em um veículo isso não seria diferente. A renovação se faz necessária.

    CLÉVERTON SANTANA (São Paulo, SP)

    *

    A perda de Barbara Abramo na formulação do horóscopo diário é relevante. Trata-se de uma escrita que depende de maturidade, vivência, perspicácia, criatividade. É uma arte que transcende e se aproxima da literatura. Se a Folha quis fazer economia, errou a mão. Lamento.

    PAULO LUDMER (São Paulo, SP)

    -

    DATAFOLHA

    Diante da polêmica provocada pela pesquisa sobre a situação política do país realizada pelo nosso associado Datafolha, a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP) esclarece que sua função é zelar para que as normas técnicas, éticas e legais na prestação de serviços de pesquisas de mercado, opinião e mídia sejam seguidas. No episódio, não verificamos qualquer infração às normas por parte do Datafolha. A situação ocorreu devido ao critério editorial adotado pelo contratante ao divulgar a pesquisa.

    DUILIO NOVAES, presidente da ABEP (São Paulo, SP)

    *

    Não fui consultado pelo Datafolha, mas digo que, vendo esses pseudo-candidatos à Presidência que estão aí, não quero eleição antecipada, não!

    MARCELO CIOTI (Atibaia, SP)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024