• Painel do Leitor

    Wednesday, 27-Nov-2024 11:43:36 -03

    Para leitor, ao pedir ajuda à ONU, Lula mostra que não se importa com o país

    30/07/2016 02h00

    LULA

    A maioria das pessoas informadas ainda não entendeu por que o ex-presidente Lula não é réu nos processos que tratam das propriedades em Atibaia e em Guarujá. Parece que a Justiça está mesmo acovardada. Agora, foi à ONU pedir ajuda e expôs a Justiça brasileira à humilhação internacional. Lula não se importa com o país, desde que consiga safar-se da cadeia.

    MÁRIO NEGRÃO BORGONOVI (Rio de Janeiro, RJ)

    *

    Engraçada a primeira página da Folha de 29/7. Parte do texto da manchete:"A força-tarefa da Operação Lava Jato ainda analisa se Lula será denunciado". Parte do texto de notícia secundária: "O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, e três executivos do banco se tornam réus na Justiça". Qual mesmo deveria ser a manchete?

    ANTONIO JORGE VIEIRA PAGAN (Sorocaba, SP)

    *

    A manchete "Lula orientou empreiteira em reforma de sítio" fez lembrar as chamadas sensacionalistas do "Notícias Populares". Mais uma vez fica provado que ninguém chuta cachorro morto.

    FRANCISCO STANGUINI (São Caetano do Sul, SP)

    -

    OLIMPÍADA

    A Folha está de parabéns pela bela reportagem. O espírito olímpico também conta e deve nos mover em prol da integração das nações. Não se trata só de competir para ganhar. Esses nadadores sírios nos revelam que é possível ter esperança.

    FABIO MARTINEZ SERRANO PUCCI, sociólogo (São Paulo, SP)

    *

    Pior que um atleta inescrupuloso tentar enganar seus pares ao competir dopado é impedir atletas que nunca se doparam de participar da Olimpíada. O primeiro pode ser flagrado e banido da Olimpíada, enquanto os outros, inocentes, que se prepararam exaustivamente para o ápice da carreira, podem não ter outra oportunidade. Ações políticas no esporte entristecem os apaixonados pelas Olimpíadas.

    PEDRO MITEV (São Paulo, SP)

    -

    MINHOCÃO

    A mudança do nome do famigerado Minhocão foi uma bola fora. Acho que dar o nome de alguém a um presídio ou manicômio é uma anti-homenagem, uma ofensa, e isso vale também para o Minhocão. Resumidamente, seu nome deveria ser "Trambolho Urbano Ditador Costa e Silva". O nome completo seria "Trambolho Urbano Ditador Costa e Silva, Obra Horrorosa do seu Filhote Paulo Maluf".

    MOUZAR BENEDITO (São Paulo, SP)

    -

    CHARGE

    Respeito Angeli por sua história, mas não tem como concordar com a birra infantil que ele nutre por José Serra. A charge desta sexta (29) não tem o menor sentido nem faz referência a nada. Angeli tem talento para buscar outros motivos mais pertinentes.

    MILTON MEDINA (Carapicuíba, SP )

    -

    ELEIÇÕES MUNICIPAIS

    Marta Suplicy diz que "Mudar é preciso". Ela falou de várias "mudanças" em sua vida. Porém deixou de explicar por que se desligou do PT. Marta foi filiada ao partido de 1981 a 2015. Nesse período, o PT lhe deu mandato de prefeita, de deputada federal e de senadora. Foi ministra do Turismo de Lula e ministra da Cultura de Dilma. Bastou Dilma não lhe oferecer um ministério em 2015 e Marta não só se desligou do partido como passou a atacá-lo.

    ARIALDO PACELLO (Piracicaba, SP)

    *

    Confio na ex-prefeita e admiro a sua capacidade de mudar e de reconhecer erros do passado. Fez coisas boas para os menos afortunados e agiu com competência na área dos transportes públicos, entre outros acertos.

    RICARDO PEDREIRA DESIO (São Paulo, SP)

    *

    Apesar de considerar Marta Suplicy uma candidata honesta e que esteve muito bem à frente da Prefeitura de São Paulo, fiquei decepcionado com sua opinião sobre as privatizações do Autódromo de Interlagos e do Anhembi. Entende ela, então, que cabe ao Estado administrar autódromos e centros de convenções? Por quê? Esses equipamentos realmente afetam a vida da população ou só servem como cabides de emprego?

    ANTONIO PEDRO DA SILVA NETO (São Paulo, SP)

    -

    COLUNISTAS

    Parabenizo o colunista Vladimir Safatle pela clareza e realismo com que traça seu artigo. Ao nos brindar com seu magnífico texto, nos faz refletir sobre o ponto em que chegamos: somos um país escravo dos cartéis, dos feudos e da cleptocracia. Políticos impetraram o "Estado burocrático de direito" a serviço de grupos inescrupulosos. Sonhemos com a autêntica democracia!

    EDUARDO GDIKIAN, empresário (São Paulo, SP)

    *

    O colunista Vladimir Safatle, quando critica uma política que reduza os gastos sociais para favorecer uma elite privilegiada, certamente está se referindo ao governo que ele tanto defende. Nunca em nossa história houve tantos financiamentos dos bancos públicos, notadamente do BNDES, que favoreceram alguns "eleitos pelo rei" quanto nos governos petistas. Esse discurso de que as gestões do PT foram defensoras dos pobres não expressa a realidade.

    JOSÉ O. G. ANDRADE (Belo Horizonte, MG)

    -

    DÍVIDA DA ALSTOM

    A Secretaria dos Transportes Metropolitanos esclarece que decidiu assinar o termo de repactuação para garantir a instalação do moderno sistema CTBC, que permite menor intervalo entre os trens, economia no consumo de energia e maior segurança aos usuários. O documento foi homologado pelo Tribunal Arbitral e pela corte da Câmara de Comércio Internacional. Não houve perdas ao erário e garantiu-se a manutenção do interesse público.

    CARLOS ALBERTO SILVA, assessor de imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (São Paulo, SP)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024