• Painel do Leitor

    Wednesday, 27-Nov-2024 14:51:16 -03

    Negociação entre Temer e Renan faz cair conceito dos políticos, diz leitor

    05/08/2016 02h00

    IMPEACHMENT

    Temer e Renan negociam para que o julgamento da presidente afastada seja feito antes da definição da cassação do deputado Eduardo Cunha. Essa é uma situação absurda e que coloca em destaque o oportunismo de quem está no comando. Mostra ainda que o caso do impeachment é efetivamente uma questão política, não jurídica. É mais uma situação muito desfavorável para o conceito da classe dos políticos.

    URIEL VILLAS BOAS (Santos, SP)

    *

    Está chegando ao fim o velório político mais longo da história brasileira. O PT e os demais partidos que apoiam o governo Dilma querem esticar a corda, pouco se importando com a situação do Brasil. A crise não cessa enquanto não acabar esse malfadado impeachment. É importante que os brasileiros tirem lições para suas vidas e aprendam a votar nas próximas eleições, pois uma escolha malfeita deixa consequências dolorosas para todos. Basta ver a situação do Brasil hoje.

    IZABEL AVALLONE (São Paulo, SP)

    *

    Se é verdade que não há previsão legal para afastar do poder um governante que, por incompetência, ação ou omissão, leva um município, um Estado ou o país à ruína, então temos que admitir que a legislação é falha e necessita ser corrigida urgentemente. A sociedade não pode ficar refém de irresponsáveis.

    ROBERTO FISSMER (Porto Alegre, RS)

    *

    Que presidente necessita ser blindado para não ouvir vaias? Sou contra essa forma de atuação, mas acho que ele deve sentir o que o povo pensa e manter sua postura.

    MARIA HELENA BEAUCHAMP CARLOS WEBER (São Paulo, SP)

    -

    OPERAÇÃO LAVA JATO

    Correndo o risco de ser rotulado como mais um dos imbecis que ainda nutrem alguma esperança de ver este país nos trilhos, ouso perguntar: o que é que o STF tanto teme de Renan, de Jucá, de Sarney, de Lula, de Paulo Bernardo e de outros escroques?

    CARLOS ALBERTO BELLOZI (Belo Horizonte, MG)

    *

    Impressionante como Lula insiste em afirmar que é inocente em tudo o que acontece ao seu redor. Mais impressionante ainda é que tem gente que acredita na sua inocência.

    HUMBERTO SCHUWARTZ SOARES (Vila Velha, ES)

    -

    SALVA-VIDAS NA RIO-2016

    Impagável a sutileza de Hélio Schwartsman em "Um emprego divino". Eu li a reportagem a que ele se refere e acho que faltou informar se uma das exigências para o cargo de salva-vidas seria "saber nadar".

    ABDIAS FERREIRA FILHO (São Paulo, SP)

    *

    Salva-vidas na piscina olímpica. Se a moda pega, vai ser obrigatória a presença do Samu em sala de cirurgia.

    SÉRGIO PIVA (Maringá, PR)

    -

    MALUF

    Paulo Maluf conseguiu repatriar um dinheiro que não existe, manter-se como deputado federal e continuar rico, leve e solto.

    CARLOS GASPAR (São Paulo, SP)

    -

    MANIA

    Será que os idealizadores do jogo Pokémon Go, que aporta agora também no Brasil, alertaram os viciados a que, enquanto procuram desesperadamente seus monstrinhos pelas ruas, distraídos, podem perder seus celulares? Com certeza, para os costumeiros assaltantes, a coisa ficará muito mais fácil.

    BEATRIZ CAMPOS (São Paulo, SP)

    *

    Para quem anda com algum excesso de fé na humanidade e almeja voltar a um certo equilíbrio, costumo receitar que veja alguns capítulos de "Big Brother Brasil". Agora que o programa não está no ar, sugiro imaginar que, neste momento, boa parte da humanidade está freneticamente ocupada em caçar Pokémons pelas ruas do mundo.

    CARLOS MORAES (São Paulo, SP)

    -

    FIO DENTAL

    A reportagem "Fio dental não é tão eficaz, diz estudo" ) me causou indignação como cirurgiã-dentista e periodontista. Sabe-se que uma adequada higiene bucal requer o uso da escova dental, mas ela não é capaz de limpar as superfícies entre os dentes. O uso do fio dental é eficaz na limpeza interdental, mas depende do paciente fazê-lo corretamente. O fato é que o fio dental, com uso orientado e personalizado de acordo com as necessidades de cada indivíduo, continua sendo o melhor método para prevenir cárie interdental.

    DAIANE PERUZZO, professora de periodontia da Faculdade São Leopoldo Mandic (Campinas, SP)

    *

    Fiquei pasmo ao ler reportagem com colegas periodontistas dizendo que o fio dental não é importante para a manutenção da saúde bucal. Posso atestar que o fio dental é o único meio de remoção da placa bacteriana subgengival. É ele que vai deixar as gengivas e todo o periodonto saudável. É por essas e outras que a periodontia é a especialidade mais negligenciada pelos dentistas e 80% da população tem doença periodontal.

    LUÍS F. DUPIN, periodontista (São Paulo, SP)

    -

    COLUNISTAS

    O artigo "Resistir ao poder mais opressivo", de Contardo Calligaris, é uma verdadeira aula a respeito de como a psiquiatria se rendeu à necessidade de patologizar os comportamentos supostamente desviantes. Os manuais de classificação das doenças mentais, DSM e CID, prestam-se a ser catálogos nos quais se encontram rótulos para tudo. Por trás de tais classificações, existem inúmeros interesses, principalmente o de assegurar que aqueles que são diferentes sejam classificados como doentes mentais.

    JOSÉ ELIAS AIEX NETO (Foz do Iguaçu, PR)

    -

    ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

    No debate sobre alimentação saudável que Jamie Oliver e David Hertz propõem é necessário incluir na pauta o uso abusivo de agrotóxicos no Brasil. De nada serve um belo e nutritivo prato impregnado de veneno.

    JOSÉ MARCOS THALENBERG (São Paulo, SP)

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024