• Painel do Leitor

    Sunday, 05-May-2024 19:34:20 -03

    'Parabéns e obrigado, Rafaela', diz leitor sobre conquista do ouro no judô

    09/08/2016 02h00

    OLIMPÍADA

    Mulher, negra, pobre, e ouro! Parabéns e obrigado, Rafaela.

    GUSTAVO A J AMARANTE (São Paulo, SP)

    *

    Discordo, respeitosamente, do editorial "Matemática olímpica". O simples fato de realizar Olimpíada e Copa do Mundo em um país com muitos e graves problemas estruturais já é prejuízo. Países sérios não precisam de eventos internacionais caros para realizar obras em prol de sua população.

    ROGÉRIO M. G. DE LIMA (Belo Horizonte, MG)

    *

    Ainda que a cerimônia de abertura da Rio-2016 tenha sido fantástica, faltou o reconhecimento aos italianos, já que a imigração italiana foi mais expressiva que outras homenageadas.

    PEDRO M. LINARDI, professor (Belo Horizonte, MG)

    *

    Assim como bilhões de pessoas, eu também gostei da cerimônia de abertura da Olimpíada. Só achei enfadonho o desfile das delegações, muito demorado e burocrático. Acredito que só deveria haver desfile no encerramento dos Jogos e, mesmo assim, só com os ganhadores de medalhas. Os atletas já são mostrados em close durante suas performances. Ainda querem desfilar?

    JAIME PEREIRA DA SILVA (São Paulo, SP)

    *

    A Olimpíada é o momento em que o mundo mostra suas diferenças de raças, culturas, religiões, crenças e comportamentos. E mostra que, apesar de tudo isso, somos capazes de buscar nossos limites, de nos superar e de superar nossos adversários em um ambiente saudável, ético e de confraternização. É tudo de que o mundo precisa neste momento de intolerância.

    MAURO ZENHITI AZANA (São Paulo, SP)

    -

    ISENÇÃO A IGREJAS

    Parabenizo a Folha pela reportagem sobre a isenção de IPTU para templos religiosos. Deus não precisa do dinheiro dos contribuintes brasileiros.

    NELI APARECIDA DE FARIA (São Paulo, SP)

    *

    Sou absolutamente contra o fim da isenção tributária a templos religiosos. Não sou religioso, mas sei o que muitas igrejas (evangélicas, em especial) fazem. São obras de caridade absolutamente necessárias para idosos, doentes, crianças abandonadas e usuários de drogas.

    ROBERTO MOREIRA DA SILVA (São Paulo, SP)

    *

    Uma coisa, parece, ficou claríssima a quem ainda ignora qual a melhor atividade para enriquecimento fácil e sem riscos. Basta fundar uma igreja. Ao contrário de outras atividades lícitas, que no Brasil são submetidas a impostos escorchantes, os comerciantes da fé só recebem bônus.

    JOSÉ PAULO SCHNEIDER (Rio de Janeiro, RJ)

    *

    Não é justo e ético o fato de que todos os templos no Brasil, sejam católicos, protestantes, evangélicos ou espíritas, não paguem IPTU. Eles arrecadam bilhões de reais anualmente e enriquecem os seus representantes. Todas as pessoas físicas e jurídicas pagam impostos. Por que eles não pagam?

    FLÁVIO NORBERTO PEREIRA (Belo Horizonte, MG)

    -

    ESCOLA SEM PARTIDO

    Parabéns a Vinicius Mota pela sua coluna "Luta nas classes". É preciso mudar os paradigmas da educação brasileira e esse projeto será ótimo para as futuras gerações. A escola sem partido tem de ser implementada urgentemente em todo o Brasil, de maneira a evitar um mau aprendizado.

    REINNER CARLOS DE OLIVEIRA (Araçatuba, SP)

    *

    Com o acesso dos estudantes ao conhecimento por meio da internet, a opinião do professor não prevalece. Os jovens debatem e trocam informações. Coibir o debate na sala de aula não significa criar uma escola que não tem partido, mas a prevalência de uma única posição, sem reflexão. A Constituição assegura a pluralidade de ideias e concepções pedagógicas. A resposta está nos enfrentamentos que os estudantes fazem nas escolas e nas ruas.

    MARIA IZABEL AZEVEDO NORONHA, presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) (São Paulo, SP)

    -

    LONGEVIDADE

    Em meio a tantas notícias trágicas, ler a reportagem "Fonte de longevidade" é razão de alegria. Constatar que em Veranópolis se vive mais e melhor graças à contribuição da população da cidade é motivo de estímulo para outras cidades. Que outras notícias otimistas nos cheguem, pois estamos saturados da política rapinante que se pratica no Brasil.

    MANOEL CARDOSO (Mandaqui, SP)

    -

    IVO PITANGUY

    A cirurgia plástica mundial está de luto, pois Ivo Pitanguy ombreia-se com os maiores nomes da especialidade de todos os tempos e nós, cirurgiões plásticos, devemos ser enormemente gratos a ele, lembrando sempre os seus exemplos. No atual cenário da cirurgia plástica, a simples menção de seu nome deve inspirar respeito, especialmente naqueles que, com atrevimento e ousadia, tentam usurpar de maneira indébita o patrimônio construído por nomes geniais da cirurgia plástica mundial.

    LUIZ HUMBERTO GARCIA DE SOUZA, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - Regional Goiás (Goiânia, GO)

    -

    TRANSPORTE PÚBLICO

    A Folha demonstrou desconhecimento ao comparar a rede metroferroviária da Cidade do México com a paulistana. São Paulo tem 339,4 km de linhas, somando metrô e CPTM, que transportam 8 milhões de passageiros por dia. O sistema mexicano tem 240 km entre metrô e trens, sendo utilizado por 4 milhões de pessoas por dia. São Paulo tem 100 km a mais de trilhos e transporta o dobro de pessoas, mesmo tendo de bancar os investimentos com recursos estaduais. A Cidade do México recebe aportes do governo federal.

    CAUÊ MACRIS, deputado estadual (PSDB-SP) e líder do governo na Assembleia Legislativa de São Paulo (São Paulo, SP)

    *

    NOTA DA REDAÇÃO -O governo paulista tem o hábito de somar a extensão das redes de metrô e trens metropolitanos, mas são modais muito diferentes. De todo modo, o metrô de São Paulo tem 68,5 km e o da Cidade do México, 226,5 km.

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024