• Painel do Leitor

    Thursday, 02-May-2024 01:55:40 -03

    Olimpíada confirma que Brasil é inexpressivo no esporte, diz leitor

    11/08/2016 02h00

    OLIMPÍADA

    As dúvidas sobre a realização da Olimpíada no Brasil se transformam em elevação da nossa autoestima, ao serem postas em evidência nossas riquezas naturais, a alegria e a beleza de nossa gente. O que estamos precisando é de uma classe política à altura deste país maravilhoso, capaz de instaurar a ética, a moralidade e a justiça social para todos.

    ERIVAN A. SANTANA (Teixeira de Freitas, BA)

    *

    Essa Olimpíada servirá para confirmar o que já sabemos: com raras exceções, o Brasil é inexpressivo no esporte, se comparado com outros países. Esporte passa necessariamente por educação, e políticas educacionais sérias nunca foram prioridade dos nossos governantes.

    LUCIANO HARARY (São Paulo, SP)

    -

    IMPEACHMENT

    A atitude dos senadores defensores da presidente Dilma Roussef na sessão de pronúncia do impeachment no Senado, com seus discursos inflamados, acusações aos opositores e ameaças, nos faz lembrar Friedrich Nietzsche: "O idealista é incorrigível: se é expulso do seu céu, faz um ideal do seu inferno".

    ENI MARIA MARTIN DE CARVALHO (Botucatu, SP)

    *

    Incoerente a argumentação do "golpe". Quer dizer que o afastamento da presidente é golpe pois é contra a vontade do povo que a elegeu, mesmo considerando que isso está sendo feito por um Parlamento democraticamente eleito, que representa o mesmo povo que elegeu Dilma e Temer? Não entendo esse raciocínio.

    AIRTON BORTOLETTO (S. Bernardo do Campo, SP)

    *

    Nenhum democrata de verdade vai perder seu tempo com essa presepada de impeachment, vestida com as calças jeans rasgadas da "legalidade". A competição de cuspe à distância é mais atrativa.

    FRANCISCO RAMOS (Brasília, DF)

    *

    Cristovam Buarque se queixa de, em razão do seu posicionamento favorável ao impeachment, estar perdendo prestígio no exterior, uma vez que lá fora todos sabem que está ocorrendo um golpe contra a presidente Dilma Rousseff. O senador pertence ao tipo "político esfinge", cuja característica mais marcante é ser enigmático, já que ninguém sabe como vai agir ("Impeachment é chance de PT se refazer, diz Cristovam", "Poder", 9/8).

    ZELMO DENARI (Presidente Prudente, SP)

    *

    Ricardo Lewandowski mostrou atuação impecável na condução dos trabalhos no Senado. Aparentemente imparcial, firme nas decisões, cordial na solução dos impasses, ágil e atento. O ministro ficou conhecido no julgamento do mensalão por seus bate-bocas com Joaquim Barbosa. Agora, merece elogios.

    GILBERTO DE MELLO KUJAWSKI (São Paulo, SP)

    -

    REAJUSTE DOS SERVIDORES

    Henrique Meirelles engoliu mais uma. Se o andar da carruagem continuar nesse trote, vai tornar-se queda de braço.

    Arlindo Carneiro Neto (São Paulo, SP)

    -

    RUSSOMANNO ABSOLVIDO

    Os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Celso de Mello, com os votos a favor de Celso Russomanno, reforçam o sentimento de impunidade para os crimes de colarinho branco. Fica, a partir do exemplo que deram, a questão: para prevalecer a justiça, teremos doravante que recorrer à ONU ou ao papa?

    MOACYR DA SILVA (São Paulo, SP)

    *

    Além de poder concorrer à prefeitura da cidade de São Paulo, o candidato do PRB, Celso Russomanno, vai usar como propaganda o fato de ter sido "aprovado pelo STF". Ou seja, conseguiu dupla vitória na Justiça. Resta saber como os concorrentes irão reverter os números que apontam sua vitória, independentemente do adversário que ele enfrentaria no segundo turno. Parece que os paulistanos vão apostar em alguém que não seja dos grandes partidos e que já foram prefeitos, demonstrando claramente um cansaço com os mesmos de sempre.

    ANDRÉ PEDRESCHI ALUISI (Rio Claro, SP)

    -

    LEI CIDADE LIMPA

    Enquanto a prefeitura debate na Câmara Municipal as políticas de propaganda em pontos de ônibus e bancas de jornais, pichadores agem impunemente. A primeira coisa a fazer é combater as pichações, obrigando seus autores a limpar a sujeira que fazem nos muros e fachadas da cidade.

    GILBERTO ASSAD (São Paulo, SP)

    -

    TRANSPORTE PÚBLICO

    Já que o prefeito Haddad e os vereadores da cidade querem dar o exemplo e confiam em seu trabalho, sugiro que vendam todos os veículos oficiais, parem de pagar empresas de locação de veículos e passem a utilizar o transporte coletivo. Aí, sim, vão provar que o transporte é eficiente.

    LUIZ CLAUDIO ZABATIERO (São Paulo, SP)

    *

    Que Estado, diante de uma grave crise econômica nacional, mantém investimentos de R$ 2 bilhões em expansão? O Metrô tem sido alvo de reportagens que demonstram falta de reconhecimento da Folha aos serviços prestados à população. O Metrô passa por reequilíbrio financeiro, fundamental para atender às necessidades dos usuários. As medidas administrativas não afetam o serviço oferecido à população. A companhia e os metroviários mantêm o compromisso de transportar mais de 4 milhões de usuários/dia com segurança e qualidade.

    PAULO MENEZES, presidente do Metrô de São Paulo (São Paulo, SP)

    -

    MUNDIAL DE XADREZ

    A Embaixada do Azerbaijão repudia veementemente a reportagem "Brasileiro larga Olimpíada de xadrez em repúdio à violência no Azerbaijão", de caráter mentiroso, provocativo e tendencioso. Há mais de 20 anos a Armênia mantém sob a sua ocupação militar 20% do território do Azerbaijão e ignora quatro resoluções do Conselho de Segurança da ONU. O Azerbaijão é referência mundial em multiculturalismo e tolerância. A capital, Baku, sediará a Olimpíada Mundial de Xadrez, com um recorde de participantes de 180 países. Os jogadores armênios de xadrez já participaram de evento no Azerbaijão.

    SABUHI KERIMOV, terceiro secretário da Embaixada do Azerbaijão no Brasil (Brasília, DF)

    *

    RESPOSTA DO JORNALISTA GUILHERME SETO - A reportagem limitou-se a relatar a atitude do enxadrista Krikor Mekhitarian e a retomar eventos amplamente repercutidos pela imprensa internacional, sem nenhum viés em relação às tensões entre Azerbaijão e Armênia.

    -

    PARTICIPAÇÃO

    Os leitores podem colaborar com o conteúdo da Folha enviando notícias, fotos e vídeos (de acontecimentos ou comentários) que sejam relevantes no Brasil e no mundo. Para isso, basta acessar Envie sua Notícia ou enviar mensagem para leitor@grupofolha.com.br

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024